Expoferr: Feira é oportunidade de negócios para vendedores aumentarem renda

Feira conta com 87 lotes para os empreendedores comercializarem seus produtos. – Fotos: Secom-RR

A Expoferr 2022, evento promovido pelo Governo de Roraima, segue neste sábado, 12. A maior feira-exposição do agronegócio do Estado conta com uma megaestrutura em uma área de mais de 93 mil metros quadrados para o público, que pode assistir a shows nacionais inéditos, ver leilões, rodeios, vaquejadas e apreciar uma ampla variedade de gastronomia e comércio.

Durante os dias do evento, que segue até a próxima terça-feira, 15, a expectativa é que sejam movimentados cerca de R$ 100 milhões em volume de negócios e 200 mil pessoas visitem o local, sediado no Parque de Exposições Dandãezinho, na zona Rural de Boa Vista.

Com tendas e barracas numeradas para abrigar os vendedores, a Expoferr 2022 conta com 87 lotes para os empreendedores comercializarem seus produtos. Os mais de 235 espaços de exposição de atrativos foram programados e especificados por edital para garantir organização e fluidez do tráfego de pedestres.

O governador Antonio Denarium afirmou que a Expoferr representa tudo o que idealizamos para Roraima. É uma oportunidade para os vendedores mostrarem atrações e novidades para o público e aumentarem o orçamento de casa. Por isso convidamos as famílias e produtores para que venham participar e se surpreendam com tantas coisas boas que o Governo do Estado preparou para vocês”, declarou.

Os vendedores ajudam a movimentar esse ambiente econômico com centenas de barracas e pontos ambulantes espalhados pelo parque. Esse processo é integrado por vários agentes, como o vendedor de chapéus William Guarín, de nacionalidade colombiana. Ele afirmou que veio para Roraima quando soube do evento ao visitar o filho em Manaus (AM), visando boas oportunidades de negócios.

Com um estande de vendas do acessório, Guarín já havia comercializado chapéus em uma edição anterior da feira, e afirmou que a Expoferr está sendo uma grande oportunidade para o negócio familiar. “Eu e meu filho ficamos gratos em estar aqui novamente. Esse é um momento muito oportuno para ganharmos uma renda”, declarou.

Economia criativa

Em grandes eventos como a Expoferr, é comum a prática de gerar economia e aumentar o orçamento com o recolhimento de descartáveis, garrafas PET e latinhas, que são posteriormente vendidas como alumínio.

Os autônomos Elis Gardênia, Juvenal Almeida e Clara da Silva estão trabalhando na segunda noite e veem a Expoferr como uma forma de ganhar uma renda e se divertir enquanto trabalham. Elis explicou que está aproveitando a alta circulação de consumidores no evento.

“Além de prestigiar os cantores, a gente consegue tirar um valor significativo com o material reciclado. É um momento que tenho para garantir um dinheirinho a mais para o final do ano”, disse.

Para crianças

A Expoferr também conta com opções para as famílias e crianças. Com muitas opções de diversão, o evento dispõe de atividades infantis, atividades de recreação, palhaçaria e peças teatrais, tendo como objetivo de incluir toda a família.

Márcia Silva é mãe da Sara, de 4 anos. Ela relatou a importância de promover um espaço na qual crianças possam interagir. “É um momento muito bacana, ver ela brincando e se divertindo com outras crianças me deixa extremamente feliz”, declarou.

A menina participou das brincadeiras e atividades do Circo Locômbia, coletivo artístico que fez parte da programação da noite de sábado, 12. “Foi bem legal, eu gostei muito”, disse Sara.

A Feira

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima.

A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

Amanda Araújo

 

 

Veja também

Topo