A tecnologia no campo já é uma realidade para os agricultores rurais e indígenas do Estado. Isso porque, por meio do projeto Roraima Digital, o Governo de Roraima leva internet gratuita a todos os municípios. Nesta segunda-feira, 14, durante a programação da Expoferr 2022, foi assinado um termo de cooperação técnica com as prefeituras para ampliar a cobertura da ferramenta em diversas localidades.
Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do documento, o presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marlon Cristiano Buss, a prefeita de São João da Baliza, Luiza Maura, o representante de Uiramutã, Edmar Augusto, além do secretário municipal de agricultura de Amajari, Tiago Sabino.
O projeto, desenvolvido pelo Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), pretende instalar mais 115 pontos de internet em diversas localidades do Estado, totalizando assim, 180 pontos.
“Com acesso à internet, os técnicos do Governo vão utilizar a conexão para agilizar o trabalho de assistência nas unidades espalhadas pelo Estado. Por exemplo, vai ajudar no cadastro de agricultores no Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], que é feito online, além de outras ações que vão integrar e impulsionar o setor em Roraima”, declarou o governador Antonio Denarium.
O presidente do Iater, Marlon Cristino Buss, ressaltou que a agricultura digital vai contribuir para o desenvolvimento da produção agrícola no campo. E segundo ele, fazer parcerias com as prefeituras acelera mais ainda esse trabalho com a agricultura familiar nos municípios.
“Hoje estamos dando um grande passo, pois a tecnologia no campo, sem dúvida traz mais agilidade no processo de produção nas lavouras. O Iater criou uma base de informações que comprovam essa realidade. E unir forças com os prefeitos facilita e acelera os resultados. Estamos no caminho certo”, enfatizou Buss.
A prefeita de São João da Baliza, Luiza Maura, enfatizou o quanto o projeto será importante para os produtores da região sul. “Quero agradecer ao governador Antonio Denarium por disponibilizar o Roraima Digital para os moradores do interior. Tenho certeza que o projeto vai contribuir muito para o melhoramento da produção nas regiões”, disse.
Projetos
Ainda durante a assinatura dos termos, foram apresentados outros projetos-piloto desenvolvidos pelo Iater, que também são voltados à tecnologia no campo. Um deles é o projeto Viveiro de Mudas Iater. A ideia é motivar a produção de pesquisas e produtos, e assim, melhorar ainda mais a vida de aproximadamente 20 mil famílias rurais de Roraima.
As mudas serão produzidas no viveiro com suporte do laboratório de biotecnologia vegetal, que também está em fase de implantação. O principal objetivo é fornecer aos agricultores mudas de alto vigor e com grande tecnologia embarcada, principalmente de culturas de grande interesse e valor agregado como açaí, cacau, café, cítricos e eucalipto. A proposta é que as duas estruturas funcionem a serviço do agricultor, através da assistência técnica e extensão rural desenvolvidas pelo Iater.
O outro projeto é o aplicativo Iater Digital. O foco é modernizar e facilitar o acesso as informações e serviços oferecidos pelo Instituto, aproximando os pequenos, médios e grandes produtores rurais das ações de inovação tecnológicas desenvolvidas no Iater.
Esta plataforma inovadora deve atender às demandas dos agricultores, colaboradores e dos técnicos do Instituto, trazendo economia e eficiência para administração pública, uma vez que irá melhorar o serviço de armazenamento de dados, acesso às informações e atualizações contínuas no que diz respeito às necessidades de desenvolvimento das atividades.
Todas essas ações estão disponíveis para os visitantes no espaço Iater na Expoferr 2022. Qualquer dúvida, os interessados podem procurar um dos técnicos no local para saber mais informações.
A Feira
Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima. A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.
O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.
A Expoferr 2022 ocupa uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais, em um evento que mistura tradição e inovação.
O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Naira Sousa