Com o objetivo de estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar, especialmente nas comunidades indígenas do Estado, o Governo de Roraima entregou 100 créditos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), às comunidades indígenas de Pacaraima, Amajari, Cantá e Uiramutã.
A entrega ocorreu nesta segunda-feira, 14, durante a Expoferr 2022, evento promovido pelo Governo de Roraima que segue até terça, 15, no Parque de Exposições Dandãezinho, área rural de Boa Vista.
O Executivo, por meio de ação entre o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima), a SEI (Secretaria Estadual do Índio) e a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), viabilizou a liberação de crédito do Basa (Banco da Amazônia) no valor de R$ 3 mil para cada beneficiário, que serão pagos sem juros e com 30% de desconto do valor total.
O governador Antonio Denarium explicou que são as ações para os agricultores na ponta que fazem a diferença, e é por isso que o Governo de Roraima está próximo da agricultura familiar.
“Vemos o esforço e o compromisso dos produtores roraimenses para estarem em dia com as documentações e o interesse deles em participar dos programas. Por isso, nada mais justo que a gente trabalhe também para ajudá-los a obter linhas de crédito e alavancar o setor”, explicou.
Linhas de microcrédito
O presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, esteve presente na ação e ressaltou a importância da Expoferr para fomentar a agricultura nas comunidades indígenas, um dos públicos alvo da instituição bancária, incentivando produtores a melhorarem suas propriedades que comportam atividades agrícolas.
“Estamos fechando contratos de microcrédito com as comunidades indígenas, permitindo o pagamento em condições facilitadas e sem dificuldades, para que eles se acostumem ao mercado. Pois, 90% dos beneficiados de hoje estão assinando um contrato pela primeira vez. De maneira que estamos promovendo cidadania para estas pessoas, algo muito mais relevante do que o próprio financiamento”, afirmou.
A ação pioneira do governo de Roraima já atende mais de 50 polos de produção no Estado e tem previsão de quase 1.500 hectares de plantio de milho e feijão-caupi em 2022.
Produção indígena
O titular da SEI (Secretaria do Índio), Marcelo Pereira, ressaltou que o crédito vai incrementar a produção, a partir dos projetos elaborados com o apoio do Estado. “Principalmente pelas condições que são ofertadas. O produtor indígena vai se sentir estimulado a incrementar suas atividades na comunidade”, afirmou.
O tuxaua Cirênio da Silva Peres, da Comunidade do Guariba, em Pacaraima, foi um dos beneficiados com o Pronaf. Ele enfatizou que o crédito vai contribuir com o fortalecimento da produção local. “Temos um projeto pronto e o Pronaf vai fortalecer a nossa produção agrícola”, disse.
O produtor Julio da Silva Pereira, da comunidade Pé da Serra, no município de Uiramutã, está investindo na criação de aves. Ele explicou que o Pronaf chegou em boa hora. “Só tenho a agradecer ao Basa e ao Governo de Roraima que são nossos parceiros. Esse financiamento chegou em boa hora. Agora é dar continuidade nos projetos”, declarou.
Pronaf
O Pronaf permite acesso ao crédito rural para diversos grupos como assentados da reforma agrária, beneficiários de crédito fundiário, agricultores familiares de baixa renda, agricultores familiares dinâmicos, povos indígenas e comunidades tradicionais como quilombolas, pescadores artesanais, ribeirinhos e outros.
As operações de crédito rural ao amparo do Pronaf possibilitam aos beneficiários da agricultura familiar financiarem a aquisição de insumos, sementes, para realizarem o custeio de suas atividades, como a produção de milho, leite, feijão, entre outros.
A Feira
Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima.
A organização da feira envolve diretamente a Seadi, que é responsável pela coordenação do evento, Iater, Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI, Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta, as demais instituições da administração do Governo de Roraima.
O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.
A Expoferr 2022 ocupa uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais. um evento que mistura tradição e inovação.
O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Tiana Brazão