A agricultura familiar e indígena de Roraima ganhou mais um incentivo para o desempenho da produção no campo. Durante o último dia da Expoferr 2022, nesta terça-feira, 15, no Parque de Exposições Dandãezinho, o Governo de Roraima formalizou um acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil para acesso a um convênio que viabiliza linhas de crédito de investimento aos produtores do estado.
Com a assinatura do convênio, os técnicos do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) que já atuam nas unidades locais dos municípios levando assistência técnica altamente qualificada aos produtores familiares, agora passam a ter acesso ao centro de operações agro do Banco do Brasil. Isso resulta em um acesso mais rápido às linhas de créditos e demais ações da instituição financeira.
O governador Antonio Denarium destacou que a parceria é muito importante para o desenvolvimento da agricultura familiar em Roraima.
“Somos o estado que mais cresce e desenvolve no Brasil, e as instituições financeiras são de fundamental importância para o crescimento econômico, tanto é que na Expoferr 2022 já foram aplicados R$ 300 milhões, um volume significativo que confirma Roraima na rota do agro. Esse é um dos motivos pelos quais diversos investidores de todo o Brasil têm procurado nosso Estado para fazer os investimentos na agricultura”, disse Denarium.
O presidente do Iater, Marlon Cristiano Buss, ressaltou que o convênio é um grande avanço, pois com a parceria e o trabalho do instituto, os agricultores têm a possibilidade de estimular a geração de renda e melhorar o uso da mão de obra familiar.
“Hoje o Governo do Estado e o Iater subiram degraus importantes, pois com essa parceria conseguiremos chegar em qualquer lugar do estado e levar crédito e mais oportunidades para os agricultores que ainda não conseguiram executar suas atividades com empenho. Só temos que agradecer a disponibilidade da agência por acreditar no nosso trabalho”, comentou.
O superintendente do Banco do Brasil em Roraima, Thalles Tavares, afirmou que o banco é parceiro do agronegócio brasileiro e roraimense, e não podia deixar de firmar e consolidar um convênio tão importante para a agricultura familiar da região.
“Este é um momento histórico. Estamos unindo esforços com o Governo do Estado para disponibilizar ao homem do campo mais uma alternativa para assessoramento técnico, trazendo acesso às novas tecnologias, minimizando custos, perdas, tudo isso conjugado com o crédito agro”, disse.
Ele falou ainda sobre a importância da criação do Iater. Segundo ele, é a consolidação do trabalho árduo que está sendo realizado para mudar a matriz econômica do estado. “O instituto nasce com o propósito de levar aos produtores, em especial aos agricultores familiares, uma nova proposta de trabalho e de bom desempenho produtivo, para que eles consigam ter os devidos resultados econômicos e permanecer no campo. Isso é gratificante”, frisou.
A Feira
Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022 é o maior evento da agroindústria de Roraima. A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta, as demais instituições do Governo de Roraima.
O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.
A feira ocupa uma área de mais de 93 mil metros quadrados com infraestrutura completa para shows nacionais, locais, leilões, rodeios, vaquejadas, gastronomia, palco cultural, arena do conhecimento e muito mais, em um evento que mistura tradição e inovação.
O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Naira Sousa