Dia do Diabetes: Programação em Roraima terá palestras e consultas médicas no Coronel Mota

A ação contempla os serviços de consultas oftalmológicas e triagem com profissionais de enfermagem, além de um ciclo de palestras. – Fotos: Ascom/Sesau

O Dia Mundial do Diabetes será celebrado na segunda-feira, 14, e em Roraima, a programação alusiva à data ocorrerá nesta quarta-feira, 16, no CEAD (Centro Especializado de Atenção ao Diabetes), que funciona na Clínica Médica Especializada Coronel Mota.

A ação será realizada no período das 15h às 18h, contemplando os serviços de consultas oftalmológicas e triagem com profissionais de enfermagem, além de um ciclo de palestras com endocrinologistas e nutricionistas. O apoio técnico é do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau (Secretaria de Saúde).

A diretora geral da unidade, Rayane Santos, afirma que a ação tem como finalidade não só orientar pessoas sobre os cuidados com a diabetes, mas também dar visibilidade aos serviços que são oferecidos no CEAD.

“Esperamos contar com a presença de todos, para que possam conhecer um pouco mais do CEAD, que é um serviço implantado recentemente na unidade e foi pensado em melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, disse.

Doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o diabetes pode provocar danos em vários órgãos, caso não venha a ser tratada de imediato.

Segundo dados do Sistema e-SUS APS (Atenção Primária), do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde, Roraima tem 15.369 pessoas com a doença. Os números levam em consideração as informações que são fornecidas pela Atenção Básica dos municípios.

Servidor público de 23 anos, Leonardo Gabriel classifica como positiva a iniciativa do Governo de dar maior atenção às pessoas que sofrem com o diabetes.

“O diabetes é uma doença que ultimamente vem afetando a vida de muitas pessoas e, tendo essas iniciativas, ajuda bastante quem mais precisa”, pontuou.

Sobre o CEAD

Em funcionamento no Coronel Mota desde o dia 20 de setembro, o Centro conta com a parceria dos serviços de enfermagem e educação física da UERR (Universidade Estadual de Roraima).

A unidade presta serviço no atendimento clínico multiprofissional, com cerca de 15 especialidades, na assistência à prática de atividades físicas, incluindo iniciativas como programas em grupo para auxiliar e assistir pessoas com diabetes na experiência do cotidiano, com a filosofia de transformar doenças em saúde, fazendo dos corredores de longa distância, com diabetes, um exemplo de saúde para toda a comunidade.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo