Governo promove Semana da Consciência Negra com programação cultural e palestra até domingo

Objetivo reforçar a valorização da cultura afro-brasileira por meio de apresentações culturais, performances artísticas e oficinas. – Fotos: Rodrigo Otávio

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) realiza, até domingo, 20, programação alusiva à Semana da Consciência Negra, com apresentações culturais e palestras. O evento é promovido pela Coordenação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e parceiros.

A Semana em alusão ao Dia da Consciência Negra tem como objetivo reforçar a valorização da cultura afro-brasileira por meio de apresentações culturais, performances artísticas e oficinas e também de conscientizar através de palestras que abordam temas pertinentes à negritude, como o combate ao racismo, preconceito e intolerância religiosa.

A coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Setrabes, Rafaela André, explicou que a Semana da Consciência Negra leva uma reflexão sobre a discriminação e o racismo estrutural, enfrentados pela população negra no Brasil e no mundo.

“O evento é muito importante para levantar a valorização da cultura negra e debater os problemas que ainda englobam as questões raciais”, disse Rafaela.

A presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima), Milene Evangelista da Silva declarou que o evento tem o intuito de promover um diálogo e ampliar a conscientização sobre o combate ao racismo e o preconceito.

“É um momento de reflexão e sensibilização durante a programação, em que devemos lembrar todos os dias a luta da população negra e seus direitos”, finalizou Milene.

A titular da Setrabes, Tânia Soares, lembrou que a criação da Coordenação de Política de Igualdade Racial, possibilitou mudanças na postura do Estado em relação às demandas dos movimentos sociais.

“O Estado hoje é sensível a essas demandas, e busca promover um diálogo com todos os movimentos ouvindo suas reivindicações, e assim buscar atender a sociedade civil organizada, Essa mudança nos permite avançar na luta por meio de políticas públicas contra o racismo, a discriminação e as desigualdades”, afirmou Tânia.

A programação segue até domingo, 20, com atividades, palestras e apresentações culturais.

Agenda

Sexta-feira, 18

Oficina de Movimento e Roda de Capoeira (Mestre Lázaro)

Horário: das 08h30 às 10h30 e das 14h às 16h;

Local: Fundação Fé e Alegria (Igreja da Consolata)

Domingo, 20 (Dia da Consciência Negra)

Roda de Capoeira

Horário: 16h

Local: Praça da Cultura – Centro

Dia da Conciência Negra

O dia 20 de novembro remete ao falecimento de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. Posteriormente, na década de 1970, o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial reivindicava a valorização de um símbolo histórico nacional negando a antiga data comemorativa de 13 de maio, abolição da escravatura, visto que não houve apoio ou assistência aos negros libertados na época.

Ágata Lima

 

 

Veja também

Topo