Conhecendo os ODS: Projeto de desenvolvimento sustentável estará em Boa Vista neste sábado

O caminhão deve reunir cerca de 4 mil pessoas durante toda a programação no Parque Anauá. – Foto: Secom-RR

O Governo de Roraima apoia e participa do programa Caminhão Conhecendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que ocorre neste sábado, 26, no Forródromo do Parque Anauá, no Bairro dos Estados, das 10h às 17h, com atividades para toda a família.

Considerado uma das maiores iniciativas para a regeneração do planeta, o projeto trata sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU durante o itinerário que circula de Norte a Sul do País até 2023, levando informações e atividades relacionadas à agenda. Atualmente em Boa Vista, o caminhão já passou por 13 cidades em sete Estados brasileiros.

Apoio logístico

Com apoio logístico e parceria do Governo do Estado, o evento é organizado pela produtora Ecotransforma e a NTICS Projetos, patrocinado pela operadora Eneva, que, com investimentos na área de energia, promove ainda desenvolvimento sustentável da região. O caminhão deve reunir cerca de 4 mil pessoas durante toda a programação neste sábado no Parque Anauá.

Para o governador Antonio Denarium, é de interesse do governo parcerias como essa, que levam conhecimento, entretenimento para a família que vive em Roraima. “São iniciativas desse tipo que melhoram a qualidade de vida das pessoas”, disse.

O representante da NTICS na Amazônia, Bellmond Viga, explicou que a empresa realiza projetos de responsabilidade social há 20 anos no mercado, e desde 2017 é signatária junto à ONU para levar os ODS para o conhecimento da população.

De acordo com Viga, o objetivo principal do evento, que contará com 17 barracas e o caminhão, é trazer de forma prática o que são os objetivos para os visitantes.

“Percebemos ao longo desses anos que muitas empresas olham para esses objetivos, mas a população ainda não sabe exatamente o que são. Muitas vezes são ações simples que a gente pode alinhar para aplicá-los de forma prática no dia a dia. Por isso a ideia é que cada pessoa seja um agente multiplicador quando a gente considera que somos oito bilhões de pessoas, o que causa um impacto enorme para o planeta”, disse Bellmond.

O programa

Maior itinerância em ODS das Américas chega em Boa Vista com atividades para toda a família. – Fotos: Divulgação

Dentre as atividades programadas para o evento estão oficinas, atividades práticas, realidade virtual, exposições, rodas de conversa, oficina de robótica, exposição de brinquedos robóticos, oficina de brinquedos, artesanato, apresentação da gastronomia indígena, coleta de recicláveis, orientação para abertura de MEI (Microempreendedor Individual), distribuição de mudas frutíferas, bate papo, vídeos interativos e dezenas de atividades divididas dentro e fora do caminhão, além de talks (conversas) voltadas a empresas, universidades e instituições para debaterem o que já existe e o que ainda precisa ser feito dentro de cada cidade, Estado e no País.

De salários justos aos cuidados para uma saúde de qualidade e proteção social, o projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre as 169 metas dos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU junto a professores e alunos da rede pública de ensino e a toda população das regiões visitadas.

Agenda

As atividades ocorrem das 10h às 17h, no Parque Anauá, localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no Bairro dos Estados. A participação é gratuita.

João Paulo Pires

 

Veja também

Topo