O deputado Federal e senador eleito por Roraima, Dr. Hiran Gonçalves (PP), participou nesta segunda-feira, 28, da entrega da nova sede da Superintendência do Ministério da Saúde em Roraima (Sems/RR), no térreo do prédio da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), localizado na avenida Ene Garcez, no Centro de Boa Vista.
A mudança faz parte do Programa de Gestão Estratégica e de Transformação do Estado (TransformaGov), além de atender o Planejamento Plurianual 2020-2023, que propõe o compartilhamento de prédios públicos federais para melhorar o serviço prestado à população. Por 17 anos, a Sems/RR funcionou na avenida Santos Dumont, no bairro São Francisco.
Entre os convidados de honra, Dr. Hiran Gonçalves relembrou os quase 10 anos a frente da coordenação Regional da Funasa e do projeto piloto, à época, para criação do Dsei Yanomami (Distrito Sanitária Especial Indígena). “Esse modelo foi usado pelo Ministério da Saúde no restante do País”, disse.
Além da mudança física, Gonçalves pontuou no discurso às autoridades presentes a necessidade de promover mais interação entre o Ministério e a Funasa. “Todos os 14 municípios são abarcados pela Funasa e essa interação institucional é importante porque a gestão do SUS [Sistema Único de Saúde] é tripactuada, como diz a lei, portanto tem que ter o Estado, Município e o Governo Federal fortalecidos”, complementou o parlamentar ao destacar a importância dos dois órgãos federais para a Saúde Pública de Roraima.
Representantes do Fundo Nacional da Saúde, do Ministério da Saúde e superintendentes estaduais de outras regiões participaram da solenidade. A superintendente do Ministério da Saúde em Roraima, Andréa Maia, prevê mais qualidade de vida a quem trabalha na regional.
“Hoje é um dia muito especial, mudamos de um prédio antigo, que estávamos há 17 anos, para uma estrutura moderna, em um ambiente melhor”, frisou Andréa Maia.
A superintendência trabalha na articulação entre o MS e os poderes executivos, seja municipal ou estadual. Andréa agradeceu a participação contínua do Dr. Hiran Gonçalves no desenvolvimento de Roraima. “O doutor Hiran é extremamente participativo na Saúde do nosso estado, então não tem como falar de saúde e não falar do Dr Hiran”, frisou.