A Sesau (Secretaria de Saúde) promove, no período de 1º a 3 de dezembro, uma programação especial alusiva ao Dezembro Vermelho, mês que ressalta a importância da prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas que convivem com o HIV/Aids.
A ação vai ocorrer no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), de 8h às 20h na quinta-feira, 1º, e das 8h às 12h na sexta-feira e sábado, 2 e 3. A unidade está localizada na avenida Ville Roy, 5820, Centro de Boa Vista.
No mês de dezembro, é realizada a campanha mundial de mobilização na luta contra o vírus HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O intuito é chamar a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas.
Conforme a gerente do NCDST/AIDS (Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS), Sumaia Dias, cerca de 3 mil pessoas em Roraima convivem atualmente com HIV/Aids. Todas elas estão atualmente passando por tratamento contra a doença em unidades de saúde.
“Para enfatizar as nossas ações, o CTA vai trabalhar com horários ampliados, para que a população que desejar fazer os testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, pegar o auto teste e fazer a PrEP”, afirmou.
Sumaia ressaltou ainda que a campanha tem como intuito ampliar o acesso ao diagnóstico precoce. “Além disso, também são trabalhadas ações especificas para as populações-chave para a resposta ao HIV, como pessoas trans, homoafetivas, trabalhadores do sexo, população privada de liberdade e moradores de rua”, completou.
Uso da PrEP e do autoteste
A PrEP (Profilaxia Pré-exposição ao HIV) consiste no uso diário do medicamento anti-HIV de forma programada para evitar uma infecção pelo vírus.
O autoteste funciona da mesma forma que os testes rápidos, podendo utilizar fluido oral ou sangue. O diferencial desse tipo de teste é que ele pode ser feito pela própria pessoa e onde ela se sentir mais confortável.
“Lembrando que esse é um teste de triagem. Caso dê positivo, a pessoa precisa procurar uma unidade de saúde para confirmar o resultado”, frisou Sumaia.
Todas as unidades de saúde do Estado e dos municípios também disponibilizam preservativos e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites do tipo B e C.
Outras ações
Em novembro deste ano, o Núcleo de Controle de DST realizou ações de ampliação da rede de atenção à saúde de pessoas com HIV/Aids em todo o estado, como a capacitação para a realização da profilaxia pós-exposição e da transmissão vertical. Houve também capacitações sobre a importância da PrEP e do auto teste em Boa Vista, Rorainópolis e Pacaraima.
Além da programação no CTA, o NCDST/AIDS também estará promovendo outras ações. Ainda na quinta, dia 1º, será realizada uma abordagem junto a moradores dos bairros Tancredo Neves e Caimbé com distribuição de autoteste, gel lubrificante e preservativos femininos e masculinos.
“Vamos fazer uma ação de base comunitária em parceria com a OPAS [Organização Panamericana de Saúde] durante o dia no bairro Tancredo Neves e Caimbé, onde estão localizadas a nossa população-chave como os profissionais do sexo”, pontuou a gerente do NCDST/AIDS.
Suyanne Sá