Bombeiros militares de Roraima integram operação Guardiões do Bioma 2022

O objetivo principal de combater queimadas e incêndios florestais nos cinco biomas brasileiros. – Foto: Ascom/CBMRR

Na manhã desta quinta-feira, 1º, foi dado início a Operação Guardiões do Bioma para combater queimadas e incêndios florestais e o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima participa das ações integradas, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Operação faz parte de um amplo planejamento organizado pelo Governo Federal com o objetivo principal de combater queimadas e incêndios florestais nos cinco biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Mata Atlântica.

O Corpo de Bombeiros colocou à disposição da Operação efetivo de 34 bombeiros militares e sete caminhonetes equipadas com kits de combate a incêndio florestal.

Os bombeiros serão divididos em sete equipes que vão percorrer nos próximos meses todos os municípios do estado realizando ações de combate a incêndio, prevenção a incêndios e de orientação à população quanto aos cuidados necessários para se evitar que incêndios florestais ocorram.

O comandante-Geral do CBMRR, coronel Anderson Carvalho de Matos, passou as últimas orientações aos militares minutos antes das equipes saírem a campo. “A Operação Guardiões do Bioma reúne diversos órgãos federais e estaduais com vistas a antecipar as ações de combate aos incêndios florestais”, declarou.

O coronel Anderson falou das orientações quanto aos cuidados necessários e reforçou a necessidade do empenho de todos os militares para o sucesso da Operação Bioma. “Por se tratar de uma ação preventiva, vamos atuar principalmente na orientação aos moradores das comunidades a fim de se obter os melhores resultados possíveis nesta operação”, disse.

Raustman Gondim

 

Veja também

Topo