Pela segunda vez desde que foi fundada, a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) está presente no Fórum Nacional do Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) 2022, realizado entre os dias 30 de novembro a 2 de dezembro em Campo Grande (MS).
O evento promove o encontro de presidentes e representantes das 27 instituições estaduais de amparo à pesquisa, secretarias estaduais, representantes de agências federais e internacionais de fomento à ciência, tecnologia e inovação, além da comunidade acadêmica e científica da região.
O Fórum Nacional segue até sexta-feira, 2, com apresentação da CGU (Controladoria Geral da União) sobre Economia da Inovação nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior). A programação conta com relatos de grupos de trabalho, discussões e encaminhamentos. Ainda na sexta-feira, os integrantes se deslocam até o município de Bonito (MS), para fazer uma visita ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) local.
Representando Roraima, o presidente da Faperr, Pedro Cerino, foi ao Fórum Nacional. Ele explicou que o evento é importante e uma oportunidade para enriquecer a recém-fundada instituição estadual. “Encerrarmos o ano com chave de ouro. Discutir ciência e tecnologia é necessário para o avanço do nosso Estado e da pesquisa brasileira”, afirmou Cerino.
O presidente do Confap, Odir Dellagostin, ressaltou a importância do diálogo. “É um encontro entre as fundações de amparo à pesquisa e agentes federais em que discutimos nossas áreas de atuação, mas acima de tudo, captura de recursos e discussão de políticas públicas”, destacou.
Sobre o Fórum
Esta edição do Fórum é uma realização do Consecti e do Confap em parceria com a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia) e da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) do Mato Grosso do Sul.
Centelha Roraima
Em novembro, o Governo de Roraima lançou o Programa Centelha, projeto de fomento que tem como objetivo alavancar a inovação e o empreendedorismo no Estado.
Até o dia 9 de janeiro de 2023, as propostas para o Centelha em Roraima podem ser submetidas por pessoas físicas, vinculadas ou não a empresas com até 12 meses de existência anteriores à data de publicação do edital, e que tenham faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões sediadas no Estado.
Os recursos disponibilizados serão destinados à subvenção de até 15 projetos de inovação, cada um com valor unitário de até R$ 40 mil com recursos do FNDCT do Estado. Os proponentes devem apresentar suas ideias de produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores com potencial para se transformar em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos listados na chamada pública.
Para ter acesso ao edital do Centelha Roraima, basta acessar o site oficial da Faperr, órgão que executa o programa no Estado com apoio das instituições federais ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, como a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Confap e outros.
Gabriela Garcia