Estimular e fomentar a cultura empreendedora no Brasil, além de incentivar a inovação, é um dos principais objetivos do Programa Centelha 2, que acaba de abrir inscrições em Roraima. A iniciativa oferecerá recursos financeiros, capacitações, suporte e outros benefícios para até 15 selecionados, que receberão mais de R$ 53 mil em subvenção econômica e R$ 26 mil em bolsas de apoio técnico. As inscrições seguirão abertas até às 18h do dia 09 de janeiro de 2023.
Promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI, o Programa Centelha 2 em Roraima é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Roraima (FAPERR), vinculada àSecretaria de Estado de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (SEADI).
Na cerimônia de lançamento do edital estadual, Marcelo Camargo, superintendente daÁrea de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento (APDT) da Finep, demonstrou satisfação com a participação de Roraima no Programa Centelha.“Estou muito feliz de ver a sala cheia, demonstrando o interesse que Roraima tem com essa iniciativa e a parceria com a Finep […] Sempre digo que quando a gente quer chegar rápido, deve ir sozinho, mas quando a gente quer chegar longe, a gente deve ir acompanhado. E a parceria na inovação é fundamental.”
Em sua primeira edição, o Programa Centelha contou com mais de 15 mil ideias submetidas nacionalmente, em mais de mil municípios, e cerca de 500 startups contempladas. Em Roraima, o Programa ocorre pela primeira vez.Para mais informações sobre o edital, o cronograma e todas as informações para submissão no Estado, acesse https://programacentelha.com.br/rr/.
Juliana Oliveira