Em eleição totalmente virtual, o desembargador Jésus Nascimento foi eleito, na manhã desta segunda-feira, 5, como novo presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Na ocasião, também foi eleito o desembargador Ricardo Oliveira cargo de vice-presidente da instituição, ambos para o biênio 2023/2025. No total, 50 magistrados votaram nesta eleição.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, desembargador Almiro Padilha, o processo de escolha ocorreu de forma segura e transparente devido ao novo sistema adotado, possibilitando o voto eletrônico, que, além de tudo, garantiu a rapidez da apuração. A divulgação do resultado foi realizada ao vivo pelo canal do TJRR no Youtube.
A posse da nova Direção do TJRR está prevista para o mês de fevereiro de 2023, logo após a abertura do Ano Judiciário, que ocorre regimentalmente no primeiro dia útil do referido mês.
Carreira Profissional
Presidente – Jésus Rodrigues do Nascimento, natural da cidade do Rio de Janeiro, nasceu em 22 de fevereiro de 1964, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas, tendo colado grau em março de 1994.
Ingressou na carreira da Magistratura Estadual de Roraima em 20-11-1996, aprovado no segundo concurso público de provas e títulos para o cargo de juiz substituto.
No dia 22/2/2017, tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Roraima, em solenidade que ocorreu no auditório do Tribunal Pleno no Palácio da Justiça, que contou com a participação de autoridades, magistrados e servidores. Foi promovido a desembargador, por unanimidade, pelo critério de antiguidade.
Atualmente, o magistrado exerce a função de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça.
Vice-Presidente – Ricardo de Aguiar Oliveira, natural de Manaus/AM, é bacharel em Direito pela Fundação Universidade do Amazonas (1987-1991).
Foi Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (1992), Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (1992-1998) e Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado de Roraima (1992-1994).
Ingressou na magistratura em 16 de setembro de 1998 no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, em vaga reservada ao quinto constitucional do Ministério Público.
Atualmente exerce o cargo de Ouvidor-Geral de Justiça e compõe a Câmara Criminal, as Câmaras Reunidas e o Tribunal Pleno.