Com a proximidade do período das festas de final de ano, aumenta a busca do consumidor por produtos específicos para o Natal e o Ano Novo no mercado. Com o aumento da oferta, o Governo de Roraima, por meio do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas de Roraima), está reforçando a fiscalização de itens natalinos nos estabelecimentos comerciais do Estado.
Iniciada na segunda-feira, 5, a Operação Especial de Natal ocorre até sexta-feira, 9, em conjunto com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Durante a ação estão sendo verificados itens como luminárias natalinas, brinquedos e bicicletas infantis na capital e nos municípios do interior.
A presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, alertou para a necessidade de a população ficar atenta a alguns detalhes antes de efetuar a compra desses itens.
“É importante que os responsáveis verifiquem a presença do selo de conformidade do Inmetro na hora de comprar itens como brinquedos, por exemplo. Isso significa que os itens passaram por testes de conformidade e não oferecem riscos para as crianças. Todas as informações devem estar bem destacadas na embalagem”, detalhou.
Ainda de acordo com Isabella, até mesmo produtos importados precisam ter informações em português, assim como faixa etária de uso do item em questão.
Favoritas nas decorações, as luminárias natalinas, conhecidas popularmente como pisca-piscas, também passam pelo crivo da operação especial de fiscalização. O diretor de Qualidade e Metrologia do Ipem, Jackson Medeiros, dá dicas de informações que a população deve identificar no produto antes de realizar a compra.
“O Ipem-RR realiza fiscalizações durante todo o ano, e neste período, elas são intensificadas para garantir a segurança do consumidor. Porém, o consumidor também pode e deve verificar, por exemplo, se o símbolo do Inmetro pode ser percebido nos plugues das luminárias natalinas. E se a embalagem contém informações em português e dados do fabricante, como CNPJ e endereço de forma bem visível”, destacou Medeiros.
O diretor informou ainda que um teste simples pode ser realizado pelo consumidor na hora de comprar as luzes de Natal com a utilização de um ímã na hora de comprar o pisca-pisca, para saber se há a presença de liga ferrosa na composição das tomadas das luminárias.
“Basta aproximar um ímã do plugue. Se ele ficar colado, significa que o item contém um componente proibido, o que é perigoso para o consumidor, podendo causar curtos-circuitos nas residências e até incêndios”, completou.
Durante as fiscalizações, os produtos fora da normalidade que forem identificados serão apreendidos e encaminhados para o instituto. As empresas terão um prazo de dez dias para apresentar a nota fiscal da compra, origem do produto ou defesa jurídica, podendo estar sujeitas a multa caso não apresentem as documentações exigidas do fabricante.
Ouvidoria
Caso encontre irregularidades, o consumidor pode entrar em contato com o órgão por meio da ouvidoria do Ipem-RR ou enviar mensagens através do telefone (95) 9971-6066, além do Instagram e do Facebook do instituto.
O órgão atende de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30 e está localizado na avenida Surumu, nº 1719, bairro São Vicente.
Carla Morais