O Campus Boa Vista (CBV) realizará, neste sábado, 10, das 7h às 18h, no auditório do da unidade, a retransmissão das palestras do Congresso Farol 2022, ocorrido nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo (SP), com o tema “Autismo e desenvolvimento infantil”.
Devido à importância da temática para os profissionais e pesquisadores da área de saúde/educação, bem como para os familiares de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) a coordenadora do projeto “AUTISMO – Grupo de apoio: cuidando de quem cuida”, professora Cristiane Pereira de Oliveira, viabilizou a retransmissão como uma ação do projeto, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipex).
De acordo com Cristiane, a retransmissão, que contará com o apoio de facilitadores locais, terá como objetivo promover debate e troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. “Esse evento será uma grande oportunidade para troca de informações entre familiares de crianças com autismo e profissionais da área de educação/saúde do Município de Boa Vista, que serão mediados pela equipe multidisciplinar convidada, o que possibilitará esclarecimentos de dúvidas e reflexões sobre a temática, além do acesso ao que há de mais recente e relevante em pesquisas sobre autismo e desenvolvimento infantil na atualidade”, explicou.
Inscrições
O evento é aberto à comunidade em geral, e os interessados podem realizar a inscrição por meio do link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos ou no dia do evento, no hall em frente ao auditório. Os participantes serão certificados.
Em Roraima, algumas organizações estão atuando em parceria com entidades governamentais para promover ações no campo da inclusão educacional e social de crianças com TEA, como a União de Pais e Pessoas com Autismo (UPPA/Coletivo +A), presidida pela senhora Muryanne Alves Gianluppi. “Acredito que a retransmissão do congresso será de grande avanço para a cidade de Boa Vista. As palestras se constituem em um material fantástico com a participação de renomados estudiosos, pesquisadores e profissionais que estarão presentes de forma virtual. Profissionais especialistas aqui de Boa Vista também estarão presentes nos ajudando a esclarecer as dúvidas de todos os participantes. Com o coração cheio de alegria e gratidão, vejo a informação chegando realmente do outro lado do País. Agradecemos aos nossos apoiadores, o IFRR e a União de Pais e Pessoas com Autismo (UPPA), e, em especial, às pessoas que irão prestigiar o evento de modo presencial, no sábado. Sabemos que esse evento terá grande impacto para a sociedade, pois trará informações atualizadas sobre o autismo”, comentou Cristiane.
Confira a programação do evento:
7h – Check-in (credenciamento)
7h30 – Abertura
8h – Dra. Karen Bearss e Dra Laura Kemp – “RUBI redesign of a caregiver-mediated intervention in School Settings – Programa “Como lidar com problemas desafiadores na escola”
Facilitadora: Tayna Felix Agra
9h – Dr. Erasmo Casella – “Novos Marcos de Desenvolvimento do CDC”
Facilitadora: Doutora Charlote Aguiar Buffi Briglia
10h – Dra. Ana Vogeley e Dra Marileda Gubiani – “Transtornos Motores da Fala e DTTC”
Facilitadora: Eliana Rosado/Ana Caroline Lourenço
11h – Dr. Clay Brites – “Correlaçāo entre TEA e TDAH: uma abordagem precoce”
Facilitadora: Taynara Jéssica Lima
12h às 13h30 – Pausa para almoço
13h30 – Dr. Thiago Castro – “O papel do pediatra no diagnóstico e intervenção no TEA”
Facilitadora: Doutora Ana Paula Maielo Barreto
14h30 – Depoimento Nicolas Brito Sales – “Autismo e escola: minhas experiências com inclusão”
Facilitadora: Antônia Ideane Alves da Cunha
15h30 – Dr. Lucelmo Lacerda – “Como Integrar o ambiente escolar no processo terapêutico de acordo com o desenvolvimento da criança?”
Facilitadora: Lauricélia Carneiro Barbosa
16h30 – Dra. Amanda Rother – “Cenário jurídico para acesso à saúde neurodiversidade”
Facilitadora: Yonara Corrêa Varela
Virginia Albuquerque