O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizou no final da tarde desta segunda-feira, 12, no CAF/UFRR (Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima), a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos no pleito de 2022.
A diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral que valida as Eleições 2022. O diploma é o documento oficial que permite que os candidatos eleitos tomem posse em seus respectivos cargos.
O Republicanos foi o partido que mais teve integrantes diplomados, no total de nove, sendo o vice-governador Edilson Lima, três deputados federais – Jhonatan de Jesus, Stélio Dener e Albuquerque -, quatro deputados estaduais – Soldado Sampaio, Marcos Jorge, Tayla Peres e Gabriel Picanço -, e o suplente de senador (J.R. Rodrigues).
A cerimônia teve início com a diplomação dos deputados federais, por ordem de votação nas eleições. O deputado federal Jhonatan de Jesus foi o primeiro a ser diplomado, devido ter sido o mais votado nas eleições, com 19.881 votos.
“Nos últimos anos, Roraima recebeu uma série de boas notícias, como a solução de problemas que nos afligiam há décadas, como as questões fundiária e energética, tendo evoluído também em outras áreas e, por isso, uma das nossas bandeiras nos próximos anos será a luta para que essas conquistas não tenham qualquer tipo de regressão. Firmo aqui, em nome dos deputados federais eleitos, o compromisso de trabalharmos incansavelmente em defesa de Roraima e de sua gente”, disse.
Na sequência, foram diplomados os deputados estaduais, também por ordem de votos computados nas urnas. Soldado Sampaio, atual presidente da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), reeleito com 8.746 votos, foi o primeiro a receber seu diploma.
“Quero agradecer a cada apoiador, a cada integrante que caminhou junto com a gente no processo eleitoral. E parabenizar também a Justiça Eleitoral de Roraima pelo excelente trabalho e a todas as instituições que foram parceiras nesse processo eleitoral. Nós tivemos uma das eleições mais tranquilas dos últimos tempos. A democracia saiu fortalecida e a sociedade manifestou nas urnas os mais diversos interesses e opiniões através do voto, elegendo aqueles que acreditam serem seus melhores representantes para os próximos anos”, pontuou.
Eleito para seu primeiro mandato com 7.624 votos, sendo o quarto mais votado de Roraima, Marcos Jorge também recebeu, junto com Tayla Peres e Gabriel Picanço, o seu diploma, completando o time Republicanos na ALE-RR.
“Embora já tenha ocupado diversos cargos públicos de grande relevância, receber o diploma de deputado estadual eleito pelo povo de Roraima é um marco e uma honra para mim. Agora, estou devidamente credenciado para trabalhar na Assembleia Legislativa, elaborando projetos e destinando recursos para ajudar no desenvolvimento de nosso Estado”, destacou.
Para o senador Mecias de Jesus, presidente do Diretório Regional do Republicanos em Roraima, esse é um momento importante, que mostra o destaque que o partido vem tomando no cenário político local.
“O Republicanos vem crescendo a cada eleição em nosso Estado. Isso comprova o trabalho sério e efetivo que nossos integrantes vêm fazendo em prol do desenvolvimento de Roraima. Estamos nos consolidando como o maior partido de Roraima e seguiremos trabalhando na Assembleia, no Congresso Nacional, bem como nas prefeituras e câmaras municipais, para garantir um futuro melhor para a nossa gente”, concluiu Mecias.
Gilvan Costa