Nesta quarta-feira, 14, é celebrado o Dia do Alergista, data criada como forma de homenagear a fundação da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) e ressaltar a importância do profissional no atendimento de pacientes.
Em Roraima, a CECM (Clínica Especializada Coronel Mota) é referência para o atendimento de pessoas com problemas relacionados ao sistema imunológico. Só este ano, de janeiro a novembro, foram realizadas 658 consultas na unidade.
Segundo a médica alergista Janaína Sousa, o atendimento na unidade é focado no diagnóstico e acompanhamento de doenças alérgicas e da imunidade. Esse cuidado ajuda a direcionar o paciente para um tratamento individualizado, resultando assim em uma melhor qualidade de vida.
“O objetivo é justamente não apenas proibir de comer, tomar ou usar determinados produtos, mas dar opções seguras, isso melhora a qualidade de vida e a adesão ao tratamento”, afirmou.
Devido ao clima característico do Estado, as ocorrências mais frequentes estão relacionadas às alergias respiratórias, como rinite, asma, além da conjuntivite alérgica. No entanto, segundo Janaína, o número de casos de alergia a medicamentos também tem aumentado nos últimos anos.
“O número de casos de alergia a medicamentos é o que mais preocupa a gente. Quanto mais o paciente usa medicamentos de forma indiscriminada, quando ele se automedica, em especial com analgésicos e antiinflamatórios, maior a chance de desenvolver alergia ao medicamento em questão”, completou.
Mãe de uma adolescente de 16 anos, Rosiane Souza recorreu ao Coronel Mota que ajudou a identificar o melhor tratamento para a jovem. Segundo ela, o sinal de alerta foi dado em 2020, quando a garota passou a manifestar sintomas de fraqueza e perda de visão.
“Trouxe minha filha no alergista, depois de quatro anos tentando descobrir o que ela tinha. E agora descobrimos que era alergia a laticínios. Está sendo gratificante o auxílio da médica, pois já estávamos sem saber o que fazer”, disse.
Vale lembrar que a consulta com o médico alergista é realizada somente por meio de encaminhamento do paciente pela UBS (Unidade Básica de Saúde). O Coronel Mota funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 12h e das 14h às 18h.
Suyanne Sá