Laboratório Central de Roraima alcança nota de 96,5% em teste de excelência

O teste de proficiência garante a exatidão e qualidade do laboratório. – Fotos: Ascom/Sesau

O Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima) recebeu, na quarta-feira, 14, o certificado de excelência do PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), após alcançar a média de 96,5% no ano de 2022.

O teste de proficiência garante a exatidão e qualidade do laboratório. Para receber a certificação, é preciso atingir a meta anual de 90% de acertos preconizada pelo Programa.

Este ano, o Lacen-RR realizou uma média de 5.136 análises mensais. O laboratório é constituído por vários setores que são avaliados mensalmente, entre eles o de Imunologia e Parasitologia, sendo referência estadual na realização de exames de dengue e chagas, entre outros.

A diretora técnica do Lacen-RR, Cátia Meneses, ressalta a importância da Certificação de Excelência para os serviços da unidade.

“Esse é o 12ª ano consecutivo que o Lacen-RR recebe essa certificação, e isso é extremamente importante para que a nossa população saiba que os exames que nós fornecemos estão dentro dos critérios de excelência”, ressaltou.

O Lacen-RR conta ainda com os setores de Micologia Média que atua na identificação de fungos, HIV/Hepatites Virais, Bacteriologia Clínica e Tuberculose, todos participantes da avaliação do Programa.

Para a Gerente da Qualidade e Biossegurança da unidade, Shimene Rodrigues, o certificado traz a confirmação de que os resultados do laboratório são confiáveis e tudo graças ao constante trabalho em equipe dos setores.

“Durante os 12 anos que temos passado pelo controle de qualidade, o Lacen tem conseguido alcançar a meta [do PNCQ]. E para ser alcançada essa meta, há um trabalho de equipe, onde os servidores e laboratórios passam por atualizações e capacitações diariamente”, completou.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo