Governo de Roraima fez maior investimento em formação profissional da Uerr

Entre os investimentos está a construção da Cidade Universitária, um conjunto de edifícios que deve abrigar 26 cursos nos próximos anos. – Fotos: Ascom/Uerr

Nos últimos quatro anos, a atual gestão do Governo de Roraima fez o maior investimento em capital intelectual dos últimos 20 anos no Estado. As iniciativas de fomento a ações estruturantes, sobretudo na educação superior, têm ajudado centenas de famílias a melhorar sua qualidade de vida por meio da ascensão profissional e econômico-financeira.

O reitor da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Regys Freitas, explicou que desde a criação da instituição, há 17 anos, a universidade nunca havia recebido tantos investimentos mencionando, entre várias iniciativas, o processo de construção da Cidade Universitária, lançado pelo governador Antonio Denarium no ano passado, um conjunto de edifícios que deve abrigar 26 cursos nos próximos anos.

“O Governo de Roraima faz investimentos em volumes expressivos com resultados práticos que vão refletir de forma muito positiva no futuro do Estado para as próximas décadas”, disse Freitas.

Estrutura

Desde 2021, o Governo de Roraima tem investido recursos para modernizar a área de tecnologia da Uerr com a aquisição de equipamentos e programas aliados à melhoria da estrutura física. Em março deste ano, o Executivo entregou ainda as novas instalações do Campus Boa Vista, onde funcionam 42 salas de aula, salas administrativas, núcleos de práticas acadêmicas e outros.

Outra obra que está em fase de conclusão é o prédio administrativo da universidade, na avenida Getúlio Vargas, no bairro Canarinho. A construção foi iniciada em 2015 e interrompida por falta de recursos.

“Já garantimos esse repasse e em breve vamos entregar o prédio administrativo, que é um anseio antigo da comunidade acadêmica e que vai melhorar não apenas as condições de trabalho dos servidores da Uerr, mas também o atendimento aos estudantes”, declarou o governador Antonio Denarium.

O corpo de laboratórios dos cursos de graduação também passou por melhorias com a inauguração, no início deste ano, de um Laboratório de Realidade Virtual, com simulador 3D para uso de acadêmicos da área da saúde.

Também foi entregue uma biblioteca virtual com mais de 10 mil obras de editoras de renome mundial. O governador Denarium determinou ainda investimentos nos próximos anos para a construção de mais de mil metros quadrados de infraestrutura para novos laboratórios. “Sabemos o quanto é importante esse reforço nas aulas práticas para a formação de profissionais mais capacitados e melhor preparados para o mercado”, completou.

Expansão

O planejamento da Uerr para os próximos quatro anos é ainda mais amplo e prevê a gestão de duas unidades hospitalares estaduais que ficam na Zona Oeste de Boa Vista, que devem funcionar a partir de 2023 sob a administração da instituição.

Os prédios vão servir como arcabouço para contribuir com a formação de mão de obra qualificada da universidade, em uma nova concepção de atendimento para a população.

Além disso, a comunidade acadêmica vai receber nos próximos dias a estrutura de um laboratório para animais de grande porte e outro para análise de solos, que vão servir para a realização de aulas práticas e pesquisas.

“Estamos aproveitando de maneira contundente essa fase de recuperação da economia pós-pandemia, alavancando novos negócios e trabalhando pela manutenção dos que já existiam. Nossa aposta é que Roraima vai crescer ainda mais nesse período e nossa meta é atuar para aumentar o número de postos de trabalho, e a capacitação qualificada dessa mão de obra passa pela universidade”, afirmou Antonio Denarium.

Formação na Uerr facilita acesso aos melhores postos no mercado de trabalho

Em meados de julho, uma pesquisa divulgada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) em parceria com a Symplicity, especialista em empregabilidade e engajamento estudantil, mostrou que 69% dos egressos de ensino superior estão empregados após até um ano da colação de grau.

A servidora pública Camila Godoy de Menezes, 26, é recém-formada em Letras pela Uerr e faz parte dessa estatística. Aprovada em um concurso público antes mesmo de colar grau, para ela, a formação superior alcançada por meio da universidade pública estadual foi fundamental no processo. “Foi uma formação extremamente positiva”, resumiu.

O acadêmico Vladis Barreto Moreira, 25, é outro exemplo de como a educação pode abrir portas para a vida profissional. Ele nasceu no Pará, mas mora em Rorainópolis há mais de 20 anos. Cursando Engenharia Florestal pela Uerr no município, surgiu a ideia de fundar uma empresa própria.

A Barreto Serviços Agrícolas e Florestais atua no ramo de licenciamento, regularização fundiária e crédito rural, e desde a colação de grau de Vladis, em 2020, só ganhou mais espaço no mercado. “Apliquei muito conhecimento adquirido na faculdade no campo de atuação de hoje”, disse o empresário.

 

Veja também

Topo