Uerr ampliará incentivo ao esporte paralímpico em 2023

Instituição planeja aumentar vagas em projeto de extensão e ofertar nova modalidade. – Fotos: Ascom/Uerr

A Universidade Estadual de Roraima (Uerr) planeja a ampliação do Projeto de Extensão “Atividades Físicas e Esportivas para Pessoas com Deficiência” em 2023. A iniciativa tem incentivado o esporte paralímpico por meio da oferta gratuita de turmas de Basquete em Cadeira de Rodas e Parabadminton.

De acordo com o coordenador Vinícius Denardin, no ano que vem serão divulgadas novidades. “Já posso adiantar que a UERR está adquirindo mais 15 cadeiras de rodas esportivas que vão possibilitar a ampliação das nossas atividades, como mais opções de horários com a abertura de novas turmas. Além disso, vamos incluir uma nova modalidade que será o goalball, prática esportiva específica para pessoas com deficiência visual”, adianta Denardin. Ainda conforme ele, as aulas do projeto de extensão retornarão em fevereiro, com o início do calendário acadêmico da Universidade Estadual.

As aulas de 2022 foram encerradas na semana passada. Para Denardin, o ano foi de avanço, com inúmeras conquistas. “Avaliamos como muito positivo os resultados alcançados este ano. Tivemos uma ampliação no número de alunos atletas atendidos e das modalidades esportivas ofertadas. Esse projeto se consolida como um dos compromissos que a UERR tem com o desenvolvimento da prática esportiva para as pessoas com deficiência”, destaca.

A última aula de 2022 contou com a participação da embaixadora da Venezuela, Maria Teresa Belandria. Ela conheceu os alunos venezuelanos atendidos pela iniciativa da Uerr e aproveitou a ocasião para entregar ao professor Vinícius Denardin um certificado de reconhecimento pelo acolhimento dado às crianças e adolescentes venezuelanos atendidos no Centro de Referência Paralímpico de Roraima (CRPRR), que é coordenado pela Universidade Estadual em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O CRPRR oferece aulas gratuitas de Natação e Atletismo e já proporcionou a participação de dezenas de roraimenses e venezuelanos em competições nacionais. A delegação do Estado de Roraima coleciona medalhas de ouro, prata e bronze.

 

Veja também

Topo