O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) divulgou o relatório da Operação Boas Festas de 2022, realizada em locais que possam oferecer risco às pessoas ou ao patrimônio, com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comerciais, casas de festas, clubes e eventos com reunião de público.
No período de 9 de novembro a 7 de dezembro deste ano, a equipe do Corpo de Bombeiros fiscalizou o sistema preventivo de incêndio e de pânico para evitar riscos à vida humana e preservar o patrimônio privado.
Foram realizadas visitas para fins de vistorias em 252 estabelecimentos. Destes, 112 se encontravam em situação regular, um local estava irregular, 67 foram notificados, dois foram multados, 33 orientados, oito aprovados e 29 locais visitados estavam fechados.
Conforme explicou o major do Corpo de Bombeiros Fernando Troster, subdiretor de expediente da DPST (Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos), a operação também teve o cunho de orientação quanto à Lei da Liberdade Econômica a respeito das novas normas que contemplam os estabelecimentos.
“Também atuamos de forma a sensibilizar os responsáveis pelos locais, da importância do investimento em sistema preventivo de incêndio e pânico. É preciso reforçar sempre que a melhor ação sempre será a prevenção”, declarou Troster, afirmando ainda que prejuízos causados por sinistros são maiores que investimentos na parte de prevenção.
A partir da Operação Boas Festas, os bombeiros militares da DPST farão retornos regulares, conforme planejamento do setor e prazo dado aos estabelecimentos para regularização de pendências.
Nielson Sampaio