ZPE de Boa Vista: Descaso da Prefeitura causou enorme prejuízo à economia local, diz senador Mecias de Jesus

Mecias de Jesus lamentou o pouco caso da Prefeitura local que teve 12 anos para implantar a ZPE e não viabilizou o projeto. – Fotos: Ascom Parlamentar

O ato de criação da ZPE de Boa Vista foi cassada na semana passada, pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, que negou recurso contra a decisão que indeferiu, em 2020, o Plano de Trabalho da ZPE e o pedido de prorrogação para comprovar o início das obras da zona.

A ZPE de Boa Vista foi criada dia 30 de junho de 2010, mas, a Prefeitura de Boa Vista agiu com descaso e depois de uma série de prorrogações teve a autorização cassada em definitivo.

O senador Mecias de Jesus (Republicanos) disse que lamentou o pouco caso da Prefeitura local que teve 12 anos para implantar a ZPE e não viabilizou o projeto que poderia ter mudado o perfil da economia da Capital.

“Lamentavelmente, o Estado, e, principalmente, nossa Capital foram os grandes prejudicados com o descaso da Prefeitura”, disse o senador.

Tempo

O deputado estadual eleito e ex-ministro da Indústria e Comércio, Marcos Jorge, disse que a Prefeitura de Boa Vista teve tempo suficiente e todas as condições para implantar a ZPE, mas nunca deu prioridade para o projeto.

“Como Ministro asseguramos os prazos para que a ZPE fosse implantada, mas a Prefeitura nunca cumpriu com o que era acertado”, lamentou.

A ZPE de Boa Vista foi criada em 2010 e havia uma grande expectativa sobre os empregos que geraria. Uma ZPE compreende uma área cercada que recebe empresas de diversos setores que produzem com o objetivo de exportar a produção.

Em 22 de agosto de 2020, a imprensa local noticiava que o prazo para a implantação da ZPE estava acabando e se providencias não fosse tomadas iria iniciar a contagem do prazo de caducidade. Como nada foi feito pela Prefeitura a autorização foi cassada. Com isso muitas empresas deixaram de vir para Boa Vista e milhares de empregos nunca foram gerados.

Em matéria publicada no jornal Folha de Boa Vista, a Prefeitura de Boa Vista declarou que recebeu com surpresa a decisão do Conselho e vai apresentar ao Ministério da Economia um recurso hierárquico para impugnar a decisão..

“Todos os atos recentes praticados demonstram não apenas a vontade de prosseguir com a implementação da ZPE, como também revelam a evolução na superação dos entraves que impediram, por razões diversas, o início das atividades em Boa Vista. A AZPEBV e a Prefeitura pretendem implementar e tornar realidade esse sonho antigo da cidade compartilhado pela classe empresarial, que sempre aguardou a oportunidade de ter condições privilegiadas de participar do mercado internacional”, disse a Prefeitura em nota.

 

Veja também

Topo