Desde 2021, quando foi iniciada a primeira licitação de lotes no Distrito Industrial Aquilino Mota Duarte na modalidade concorrência, o Governo de Roraima realizou a entrega de 157 certificações para 62 empresas instaladas no local. Deste processo, 15 terrenos foram alienados para nove empresas.
Totalizando os benefícios, o Governo entregou 172 certificações definitivas para 76 firmas. Ainda nesse período, a Divisão de Indústria efetuou o censo do Distrito Industrial, identificando 152 empresas em funcionamento no polo.
O governador Antonio Denarium destacou o quantitativo de títulos concedidos na atual gestão. “Totalizamos mais de 150 certificações entregues para empresas instaladas no Distrito Industrial. Somente em 2022, o Governo do Estado conclui o ano beneficiando 45 empreendedores com 99 titulações, garantido segurança jurídica para quem trabalha e produz em Roraima”, declarou.
Para o secretário da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) Emerson Baú, o polo industrial em Boa Vista vive um momento oportuno de desenvolvimento. “No Distrito Industrial atuam diversos segmentos de produção. E com a regularização legal das áreas do complexo, novas oportunidades vão surgir estimulando mais trabalho e renda para as famílias”, disse.
Nesta semana foi formalizada a última entrega do ano, com três contratos administrativos de concessão de direito de uso para duas cooperativas e uma firma.
A empresária Fernanda Oliveira reforçou que a titulação dos lotes assegura e amplia a estrutura de trabalho formal para a população. “Atuamos na fabricação de artefatos de fibrocimento para uso na construção civil, e a nossa demanda é bastante recorrente no mercado. Com isso, a oportunidade profissional também é constante”, disse.
Avanços
A coordenadora de Estruturas para Produção e Comercialização da Seadi, Jádila Cotrim, afirmou que os procedimentos de regularização e concessão asseguram segurança jurídica para as empresas. “São empreendimentos de vários setores de longa data no local que não possuíam título definitivo. Mas com os trâmites legais e feitos de maneira correta, conquistaram a certificação proporcionada pela gestão do governador Denarium”, explicou .
Atualmente, a equipe da secretaria está finalizando o procedimento de credenciamento e habilitação de leiloeiro, e no mês de janeiro de 2023 ocorrerá o lançamento do edital para leilão de lotes do Distrito Industrial. Também está em fase de conclusão as obras de pavimentação da avenida Parque Industrial, reforçando mais trafegabilidade no local.
O polo
Em Boa Vista, o Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte possui 49 quadras e 623 lotes distribuídos em uma área de 434,8513 hectares. Possui localização estratégica, situado às margens da BR-174, o que facilita o acesso ao Estado do Amazonas, além das fronteiras com a Venezuela e República da Guiana.
Nos últimos anos, o empreendedorismo no polo tem ganhado forças através de incentivos fiscais e titulação de lotes abrangendo segurança jurídica, permitindo a abertura de créditos estimulando a ampliação de investimentos.
Neste sentido, o Governo de Roraima atua também na revitalização urbana de todo o complexo industrial, melhorando o cenário empreendedor com a comodidade da pavimentação, iluminação pública, drenagem, esgoto e calçadas, facilitando o empenho empresarial.
Assim, com a indústria, comércio e serviços atrelados, a produção econômica roraimense vem crescendo com a geração de emprego e renda. E mais ainda será realizado no fomento dos negócios abrangendo também o interior do Estado com o desenvolvimento de novos polos industriais, beneficiando os municípios de Rorainópolis, Bonfim e São Luiz do Anauá.
Michel Sales