Política de educação incentiva uso consciente da internet em escolas estaduais

Crimes cometidos por meio da internet tem crescido e acende alerta, aponta matéria. – Fotos: Marley Lima

Com a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 50/2022, na sessão ordinária da última quinta-feira, 22, a partir de 2023 as escolas da rede pública de ensino poderão aderir à “Política de Educação Digital – Cidadania Digital”, de autoria do deputado Evangelista Siqueira (PT).

Conforme a matéria, a cidadania digital é o comportamento adequado, responsável e saudável relacionado ao uso da tecnologia, incluindo alfabetização digital, ética e segurança. O objetivo é promover ações de alfabetização digital que incentivem o uso consciente da internet e das redes sociais.

Entre os princípios da política nos estabelecimentos, constam a conscientização para evitar postagem de comentários, fotografias ou vídeos que desonrem a imagem de alguém ou grupo específico, que provoquem insultos, humilhações ou discriminações.

A oferta de cursos de formação de professores, palestras e oficinas com temas que envolvam prevenção a violações de direitos humanos no ambiente online são parte das ações implementadas.

Conforme a justificativa do autor, “o número de crimes cometidos por meio da internet tem crescido e acende um alerta importante sobre como as crianças e adolescentes estão sendo educados para utilizar esse ambiente”, destaca trecho.

Suzanne Oliveira

 

Veja também

Topo