Diante da reestruturação administrativa da Prefeitura de Boa Vista, prevista na Lei nº 2.378, o prefeito Arthur Henrique já anunciou as primeiras mudanças. Neste primeiro momento será na Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Transito (SMST), onde já foram definidos os nomes de quem vai assumir os cargos de comandante geral e de subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM).
O Inspetor GCM Wilson Francisco da Silva, com 26 anos de serviços prestados ao município, vai assumir como 1º comandante geral da GCM. E o subinspetor Tiago dos Santos Ribeiro, com 12 anos de carreira e atual superintendente da Guarda, assume como subcomandante. A nova medida passa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2023. Os dois são servidores de carreira do município.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Jullyerre Pablo, a Guarda Civil Municipal está em constante crescimento. Isso se deve a uma gestão comprometida com a segurança pública da cidade.
“Essa reestruturação administrativa na instituição consolida os avanços que ocorreram na Guarda Civil Municipal e ajuda no aperfeiçoamento das ações operacionais e administrativas da corporação”, destacou.
Guarda Civil fortalecida
Ampliação do quadro de promoções aos guardas municipais, com a proposta de aumentar o número de inspetores, inspetor de área e inspetor-geral, como forma de atender servidores que antes estavam impossibilitados de progredir na carreira.
Em janeiro deste ano, a prefeitura empossou 35 novos guardas-civis municipais 3° classe, convocados do concurso de 2019, promovido na gestão anterior, totalizando 366 homens e mulheres dispostos ao patrulhamento armado com maior segurança, uma das grandes conquistas da instituição.
Em fevereiro deste ano ocorreu o treinamento de motociclistas para desenvolverem habilidades de forma mais rápida e ajudar no patrulhamento mais eficaz. Bairros mais distantes são atendidos de forma rápida, com motos de alta cilindrada e um efetivo com novas técnicas de abordagem.
PCCR
A Prefeitura de Boa Vista publicou no Diário Oficial do Município a lei que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do quadro da Guarda Civil Municipal. Com isso, aumenta-se o número de inspetores, inspetor de área e inspetor-geral, como forma de atender servidores que antes estavam impossibilitados de progredir na carreira.
Atualmente, a GCM dispõe de: 53 veículos, sendo 25 viaturas e 28 motocicletas; quatro Jet Skis; cinco quadriciclos; seis embarcações; 300 pistolas, além de dois prédios próprios, sendo a sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), localizado na Av. Cap. Júlio Bezerra e o do Grupo Tático Municipal (GTAM), na Av. Brasil.
Valorização do servidor
O compromisso com o servidor é uma marca da atual gestão. Prova disso é que este ano a prefeitura aumentou o valor do auxílio fardamento dos agentes municipais de trânsito. O pagamento passou de R$800,00 para R$2.400,00.
Em abril deste ano a prefeitura pagou, também como aumento, o auxílio fardamento a 361 guardas municipais. Graças a um bom planejamento o executivo municipal, além de honrar com o pagamento triplicou o valor do auxílio, que tem natureza indenizatória e é concedido anualmente, em pecúnia, pago em parcela única, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira municipal.
Além disso, todos os servidores efetivos tiveram reajuste de quase 20% na gestão de Arthur Henrique.
Edson Ribeiro