O Governo de Roraima, por meio da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), está solucionando um problema enfrentado há mais de 20 anos pelos moradores da Vicinal 6 do Cantá. Uma equipe de trabalhadores está na região trabalhando no trecho da estrada de 21 quilômetros, a única que dá acesso ao local, além de implantar galerias de concreto no trecho, substituindo as antigas pontes de madeira.
A estrada será inaugurada ainda na primeira quinzena de janeiro. A obra, orçada no valor R$ 1.941.073,71, conta com recursos provenientes do Governo de Roraima e emenda parlamentar do deputado estadual Gabriel Picanço. Estão sendo beneficiados produtores rurais, moradores da comunidade indígena do Jenipapo e outras localidades da região.
“A agricultura familiar está presente na região com a produção de banana, pimenta e macaxeira, além de outros insumos. Nosso trabalho para estimular o crescimento do setor é dar condições estruturais, fazendo estradas e pontes. Agora esses agricultores vão poder escoar a produção gerando renda para essas famílias”, destacou o governador Antonio Denarium.
O agricultor José Benedito mora na Vicinal 6 explicou ter passado por muitas dificuldades pela falta da estrada no local em que vive há 22 anos.
“Hoje estamos praticamente dentro da cidade. O percurso é mais rápido, antes só se conseguia andar de moto. Já passamos muito aperreio por falta dessa estrada. Antes ela não existia, era um picadão. Lembro da minha esposa doente e da dificuldade de ir até o posto de saúde. Hoje é outra realidade”, disse Benedito.
De acordo com o morador Alexandre Santos, no período de chuvas, a dificuldade era ainda maior para trafegar, além dos riscos constantes de acidentes. “Meu sogro tem essa terra há quase 30 anos, e para vir até o sítio era um transtorno, já que carro pequeno não passava na estrada e só tínhamos acesso de moto. Agora já conseguimos vir de carro e ir na cidade é um pulo. Temos gratidão por essa atenção e pelo trabalho do Governo”, destacou.
Mais obras no Cantá
Outra obra muita aguardada pela população e que segue a todo vapor é o asfaltamento da estrada Tronco–Malacacheta, região que dá acesso à região da Taboca.
Vão ser mais 11 quilômetros que receberão asfalto, com recursos do Governo do Estado, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus e do senador Mecias de Jesus. A obra vai beneficiar as comunidades indígenas de Canauanim, Tabalascada, Malacacheta e a região do Taboca.
Sueda Marinho