Bonfim: Governo reinaugura escola na comunidade indígena Pium

A escola Olégário Mariano não recebia manutenção na estrutura física há 25 anos. – Fotos: Neto Figueredo

A comunidade do Pium, município de Bonfim tem muito a comemorar pois a Escola Estadual Indígena Olegário Mariano, que atende a 156 alunos da região foi entregue, totalmente revitalizada e mobiliada pelo Governo de Roraima nesta quarta-feira, 4.

“Esta é a 43ª escola que estamos entregando, desta vez para uma comunidade indígena, com grande alegria. Todos os utensílios que a escola recebeu são novos, desde itens de copa e cozinha, freezer, geladeira, mesas para o refeitório, carteiras e móveis para a gestão. As entregas estão em ritmo frenético graças a visão do governador Antonio Denarium ”, destacou Nonato Mesquita.

A Olégário Mariano não recebia manutenção na estrutura física há 25 anos. Para dificultar o andamento das aulas na comunidade, em 2022, durante a obra de revitalização a cheia do Rio Tacutú ilhou os moradores do local. Mas a educação não ficou em segundo plano.

“Em primeiro lugar é uma conquista do nosso povo. Daqui sairão mais pessoas formadas para ajudar na nossa comunidade. Estamos entrando 2023 com muita luta após esse feito da natureza. Perdemos quase tudo, mas as aulas dos alunos não foram suspensas. A parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) foi de suma importância”, destacou o 1º tuxaua da comunidade Pium, Lázaro Alexandre.

A escola atende alunos do 6º ano do Ensino Médio até o a 3ª série do Ensino Médio, está com quadro de professores completos, devidamente abastecida com produtos para o preparo da merenda escolar e com o quadro de professores completo, além de ter recebido utensílios de copa e cozinha, quadros brancos entre outros mobiliários.

Na oportunidade, a escola recebeu kits com materiais esportivos para fortalecer a prática da educação física na instituição.

“Quero agradecer ao governador Antonio Denarium porque esperamos muito por este momento. Hoje fica fácil saber que os alunos ficarão muito felizes depois que retornarem das férias. A natureza atrapalhou o ano letivo de 2022, mas neste ano vamos iniciar as aulas no período certo porque temos uma escola muito melhor do que antes”, disse o gestor da instituição de ensino, professor Mailton Nicacio Farias.

Revitalização

A escola recebeu reparos na parte elétrica, hidráulica e no alicerce do prédio, além de pintura nova. O investimento é do Tesouro Estadual na ordem de R$ 393.881,76.

Mais uma escola vai receber revitalização

Durante a cerimônia de entrega da Escola Estadual Indígena Olegário Mariano, o secretário de educação e desporto, Nonato Mesquita anunciou que a Escola Estadual Indígena Nossa Senhora da Consolata, na comunidade do Manoá, município de Bonfim também passará por revitalização completa.

Os engenheiros da empresa responsável por recuperar a escola realizaram vistoria no local no final da tarde dessa quarta-feira, 4, com o objetivo de iniciar as obras o mais rápido possível.

Layse Menezes

 

Veja também

Topo