Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho, mostram que foram criados mais de 19 mil postos de trabalho, entre janeiro de 2019 e novembro de 2022 em Roraima, o que representa um aumento de 38% nos índices de novos empregos gerados no Estado, o maior de toda a história da Unidade Federativa para esse intervalo de tempo.
O aumento recorde de novas vagas de trabalho é percebido de forma contínua nos últimos quatro anos, sendo 2.261 novos empregos em 2019, 3.462 no ano seguinte, 5.232 novos postos de trabalho em 2021 e 8.863 no ano passado.
Os dados registrados pelo Caged mostram que Roraima é o Estado que proporcionalmente liderou a criação de novos empregos formais no Brasil com crescimento de 13,91%, mais do que o dobro da média nacional, que foi de 6,06%.
O governador Antonio Denarium explicou que o avanço na criação de empregos é alcançado, em grande parte, graças às políticas de desenvolvimento focados no setor produtivo, na geração de renda e na atração de novos investimentos que são executadas pelo Governo de Roraima.
“Desde 2019, quando assumimos a gestão, uma das nossas metas foi trabalhar em cima de ações focando o desenvolvimento do Estado. Sabemos que a geração de emprego e renda é fundamental, por isso colocamos em prática várias medidas que contribuíram para esse resultado positivo, alcançando uma nova realidade que coloca Roraima em primeiro lugar no ranking como Estado que mais emprega no País”, declarou Denarium.
De acordo com o secretário da Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento), Diego Prandino, os dados mostram o resultado de uma gestão eficiente. “Isso é fruto do comprometimento com o desenvolvimento do Estado, que leva em consideração todas as áreas de atuação”, reforçou.
Lidiane Oliveira