A Segad (Secretaria de Administração e Gestão Estratégica), promoveu nesta quarta-feira, 11, o treinamento para o recadastramento dos servidores públicos estaduais referente ao ano de 2023 no e-Social, plataforma digital de facilitação que reúne dados trabalhistas e tributários de funcionários.
A capacitação, ministrada pela Coordenação Geral da Folha de Pagamento, foi destinada a todas as unidades da administração direta e indireta, que indicaram servidores que vão atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em seus respectivos órgãos. Cerca de cem funcionários participaram da capacitação, que aconteceu no auditório do Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima).
O coordenador geral da Folha de Pagamentos da Segad, José Batista, ressaltou a importância de alinhar entendimentos acerca do e-Social. “Debatemos sobre as dúvidas acerca do recadastramento de servidores estaduais para que eles atuem como facilitadores nas suas unidades com o sistema no dia a dia nas repartições”, enfatizou.
Para o secretário Anselmo Gonçalves, a capacitação é a melhor maneira de alinhar procedimentos.
“Sempre que temos ações de grande porte, como o recadastramento de servidores, é necessário que todas as secretarias trabalhem de forma otimizada, e a melhor maneira de alcançar esse objetivo é capacitar nossas equipes, o que torna o trabalho efetivo e eficaz, por isso investimos constantemente no conhecimento dos nossos colaboradores”, destacou.
A Plataforma
O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma plataforma criada pelo Governo Federal em 2014 com o intuito de facilitar a prestação de dados referentes aos colaboradores, como folha de pagamento, aviso prévio, contribuições previdenciárias e vínculos, entre outros.
As informações ficam unificadas em apenas uma plataforma, diminuindo a burocracia e eliminando a necessidade de preencher e entregar declarações e formulários separadamente para diferentes órgãos.
Carina Camacho