A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou nesta quarta-feira, 11, uma ação em alusão à campanha do Janeiro Branco, com o intuito de promover um momento de integração entre os servidores da secretaria, bombeiros e unidades vinculadas, trabalhando a temática da saúde mental no âmbito social e pessoal.
O Janeiro Branco é uma campanha que estimula que as pessoas reflitam sobre saúde mental, promovendo a conscientização da importância do tema para a nossa sociedade.
O evento executado pela Coordenação da Gestão do Trabalho e Educação Permanente (CGTEP) da Setrabes contou com palestras com o tema voltado para a saúde mental, ginástica laboral, entretenimento entre os servidores e teve ainda um momento de louvor e oração.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, explicou que janeiro é um mês dedicado à saúde mental e para chamar a atenção sobre questões e necessidades relacionadas ao emocional dos servidores.
“Estas ações de promoção de saúde mental colaboram para o fortalecimento de relacionamentos entre os servidores da assistência social que trabalham diretamente com o público vulnerável, para que possam refletir a respeito da necessidade do autocuidado para enfrentar as questões que envolvem o psicológico individual e coletivo”, afirmou Tânia.
A psicóloga Darlim Saratt destacou que a palestra teve como objetivo a conscientização, a importância e a necessidade de falar sobre a saúde mental.
“Principalmente para os profissionais do Corpo de Bombeiros e da Setrabes, pois trabalham diretamente com o público e precisam estar em equilíbrio em termos de saúde mental para atender, escutar e acolher com qualidade. O tema da Campanha em 2023 é ‘A Vida Pede Equilíbrio’, onde passamos por uma pandemia, que foi um momento difícil, para manter o equilíbrio diante do isolamento, medo e perdas e nos adaptamos à situação”, finalizou Darlim.
A servidora Elisabete Ramos disse que o evento é muito importante para os servidores saberem sobre a conscientização e cuidados da saúde em seu ambiente de trabalho.
“A palestra trouxe um momento de reflexão da minha vida como pessoa, servidora e mãe diante de tudo que passamos, com notícias ruins e negativas.
Esse encontro me proporcionou coisas muito boas para escrever a minha história no papel em branco, começar com pensamentos positivos e cuidado com minha saúde mental”, disse Elisabete.
Ágata Lima