Apicultor recebe alta da UTI Cardiológica do HGR após 45 dias de internação

Internação de Pedro Freitas ocorreu no dia 10 de dezembro de 2022, em decorrência de problemas cardíacos. – Fotos: William Roth

O dia 11 de janeiro de 2023 vai ficar marcado na memória e no coração do apicultor Pedro Freitas, de 68 anos. Após 45 dias internado, ele teve alta da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) cardiológica do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), retomando assim os seus afazeres.

Conforme Pedro, a internação ocorreu no dia 10 de dezembro de 2022, em decorrência de problemas cardíacos. Diante da gravidade da situação, ele procurou a atenção da unidade e precisou passar por um procedimento de angioplastia, recebendo total assistência da equipe do local.

“Meus sentimentos são de orgulho e gratidão, porque estive entre a vida e a morte e hoje estou aqui contando a história. Sempre ouvia falar mal do hospital, mas hoje quero dizer que a saúde de cinco anos pra cá mudou cinco vezes para melhor. Hoje temos uma saúde de responsabilidade, equipamentos e medicamentos. Agradeço de coração a toda equipe médica que contribuiu para que eu estivesse aqui de pé”, afirmou.

O coordenador da cardiologia do HGR, Alexandre Klipel, ressaltou os avanços que ocorreram no setor nos últimos anos e o quanto ele tem feito a diferença na vida dos pacientes.

“A UTI Cardiológica é o nosso setor mais novo. Começamos a funcionar em julho de 2022, ou seja, menos de um ano. A gente completou uma estrutura que já estava sendo montada, que começou com o serviço de hemodinâmica, e conseguimos que os pacientes que precisam de angioplastia e cateterismo, pudessem realizar a cirurgia em Roraima, sem precisar realizar em outro Estado. É o caso do senhor Pedro, que fez a angioplastia aqui mesmo”, disse.

A secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, destacou o fato como uma vitória, reforçando o comprometimento do Governo de Roraima em melhorar a qualidade da saúde em Roraima.

“Tudo isso foi possível graças à união de esforços e ao empenho do governador Antonio Denarium, que trabalha incansavelmente para melhorar a cada dia a saúde da nossa população. No caso a ideia foi facilitar o tratamento para o paciente e a função de acompanhante para os familiares, proporcionando mais conforto, porque eles não teriam mais que se deslocar para outros Estados [via TFD]”, frisou.

Novos tempos

A atual diretora do HGR, Patrícia Renovato, explicou sobre a importância de o procedimento voltar a ser feito no local de residência do paciente.

“Os reflexos do serviço de cardiologia demonstram o comprometimento do Governo que está engajado em fazer o melhor para os pacientes. Com os nossos cardiologistas e toda a equipe assistencial da unidade, foi possível retornar às enfermarias de cardiologia. Equipamos a UTI e iniciamos as cirurgias cardíacas. Hoje estamos colhendo os frutos de todo trabalho em equipe”, completou.

Segundo Renovato, o intuito é sempre melhorar os atendimentos e procedimentos voltados para o coração.

“Estamos nos esforçando a cada dia para melhorar o atendimento. Os pacientes tem colhido os frutos do empenho da equipe e constatamos a melhora por meio do exemplo do senhor Pedro. É muito gratificante para o paciente, que não precisa sair do conforto do lar e do lado da família, pois consegue receber todo o tratamento em Roraima, do exame à conclusão cirúrgica”, finalizou.

Investimentos

Visando melhorar os atendimentos e procedimentos voltados para o coração, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), reforçou o quantitativo de especialistas da área de cardiologia, que atualmente é de 22 médicos e estruturou uma UTI cardiológica com dez leitos.

A atual gestão também realizou a aquisição de equipamentos, dentre eles 12 aparelhos de anestesia com monitorização de agentes anestésicos; dois desfibriladores cardioversor, com funções adulto; 10 eletrocardiogramas; 54 monitores multiparâmetro, dois microscópios cirúrgicos, para uso em neurocirurgia no HGR; dois sistemas de cirurgias guiadas por imagens, neuronavegador e 30 desfibriladores, totalizando 114 equipamentos.

Joselinda Lotas

 

 

Veja também

Topo