Grupo de Resposta Tática da PCRR celebra 16 anos de fundação

Grupo atua em situações com presença de reféns; operações de combate ao tráfico; entradas estratégicas em locais de ocorrência de crime; abordagem de suspeitos de alta periculosidade, entre outros casos. – Fotos: Ascom/PCRR

No meio da farda preta rotineiramente utilizada pelos agentes da PCRR (Polícia Civil de Roraima), o uniforme em tons marrons estilo camuflagem do GRT (Grupo de Resposta Tática) se destaca, sendo identificado imediatamente por onde passa. É assim que a unidade mais operacional da instituição policial é conhecida há exatos 16 anos, comemorados nesta segunda-feira, 16.

De acordo com a delegada-geral adjunta, Darlinda de Moura Viana, o GRT é o apoio tático mais utilizado dentro da Polícia Civil.

“Todas as nossas unidades operacionais solicitam o emprego do GRT. É nossa unidade de nível operacional, de pronto emprego, com maior número de acionamentos da Polícia Civil de Roraima. Eles estão em diversas missões, demandando o emprego tático especializado e a resposta do grupo tem sido sempre exitosa”, relatou.

O decreto de criação, datado de 16 de janeiro de 2007, publicado no Diário Oficial de Roraima de mesma data pelo então delegado-geral Têndeles Antônio Alves de Barros, criou o grupo dentro do Dopes (Departamento de Operações Especiais) da PCRR.

À época o documento considerou a necessidade de criação do grupo para atuar em serviço especializado a ser solicitado em situações com presença de reféns; operações de combate ao tráfico; entradas estratégicas em locais de ocorrência de crime; abordagem de suspeitos de alta periculosidade; operações de combate ao narcotráfico e crime organizado, utilização de armamento de uso especial, segurança para altas autoridades brasileiras ou internacionais que se encontre, ou não, em situação de risco no País, entre outras.

Para isso, o treinamento constante dos agentes é necessário, conforme explicou a delegada-geral adjunta.

“É um grupamento policial extremamente treinado tático-operacionalmente falando, formado por policiais com nível de execução de excelência e sempre preocupados com a redução do risco no ambiente. Desde que foi criado, o GRT vem entregando resultados excepcionais, nos orgulhando da competência e do profissionalismo dos profissionais lotados ali”, concluiu.

Jéssica Laurie

 

Veja também

Topo