Hospital das Clínicas e Cosme e Silva passam a realizar teste de tuberculose

O TRM é um exame automatizado, simples e de fácil execução nos laboratórios, tendo a capacidade de realizar até 24 exames por dia. – Fotos: Ascom/Sesau

O PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) e o HC (Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco Rodrigues) receberam nesta segunda-feira, 16, equipamento de TRM (Teste Rápido Molecular) para diagnóstico da tuberculose. Com isso, as unidades passam a reforçar o combate à doença no Estado.

A aquisição dos aparelhos é uma das iniciativas do Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), para ampliar a rede de diagnóstico e saúde da população local. Os equipamentos são da marca Cepheid, modelo geneXpert, e foram adquiridos por meio de recursos próprios da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), no valor de R$ 151.229,00 cada aparelho.

O TRM é um exame automatizado, simples e de fácil execução nos laboratórios, tendo a capacidade de realizar até 24 exames por dia.

“Na semana passada entregamos o equipamento novo para o HGR, que já fazia esse exame e agora o HC vai começar a fazer esse diagnóstico, então será um suporte a mais”, ressaltou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.

Responsável pela direção geral de ambas as unidades, Rafael Azevedo explica que essa será a primeira vez em que as unidades irão disponibilizar o serviço.

“Agora será possível, com a chegada deste aparelho, a própria unidade dar o diagnóstico no mesmo dia, dar a conduta terapêutica [o tratamento], e uma assistência mais adequada também”, disse.

A infectologista do HC, Nayara Melo, conta que a expectativa é que aumente o número de diagnósticos na unidade, graças à rapidez com que o equipamento dá o resultado dos exames.

“Quando não era feito aqui na unidade, esse exame demorava em torno de cinco a sete dias para conseguirmos o resultado. Agora ter um diagnóstico que sai em poucas horas vai facilitar bastante já que o Cosme e Silva, anexo ao Hospital das Clínicas, é uma das principais portas de entrada”, completou.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo