O número de ovos produzidos pelas granjas de Roraima chegou em 122.231.478, em 2022. A produção é direcionada ao consumo interno, no caso das empresas com o Selo de Inspeção Estadual (S.I.E) e para exportação feita pelas empresas com o Selo de Inspeção Federal (S.I.F).
A produção vem a cada ano se modernizando com investimentos em técnicas de manejo e adoção de novas tecnologias voltada para avicultura de postura, a fim de garantir para os consumidores ovos sempre frescos e com sanidade atestadas pelos selos de inspeção.
Em 2018 esse número era de 53.632.542 e foi crescendo conforme os investimentos no setor e o aumento populacional. Esse aumento de produção contou com o incentivo que vem sendo dado pelo Governo do Estado a partir de 2019, que estimularam os empresários locais e atraíram novos investidores para Roraima com políticas públicas votadas para o desenvolvimento.
Não só recorde na produção de ovos. Com os incentivos do governo, a cadeia produtiva roraimense tem alcançados notáveis avanços. A pecuária, por exemplo, teve no ano passado 84.000 bovinos abatidos para o consumo em todo Estado. Além disso, Roraima apresentou a menor taxa de desemprego da história, o que demonstra grande crescimento do comércio e serviço locais com geração de emprego e renda para toda população.
O governador Antonio Denarium enfatizou que a agroindústria em Roraima tem crescido devido ao investimento que vem sendo feito, a fim de tornar o Estado forte no agronegócio. “Estamos trabalhando muito em todas as áreas para fortalecer a produção do campo e o resultado são esses números que refletem todo nosso trabalho”, destacou.
Denarium destacou que a regularização fundiária tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Com o Título Definitivo, o empresário pode acessar inúmeras linhas de créditos em bancos, o que pode fomentar a produção.
Granjas em Roraima
Com 10 granjas localizada nos arredores de Boa Vista, a avicultura industrial tem o plantel de aves criada em regime de confinamento, o que garante uma produção alta para atender a demanda por ovos. Por causa da localização a distribuição do produto é favorecida, pois consegue manter constante a entrega em mercadinhos e grandes supermercados.
Hoje o Governo do Estado, por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), tem cadastrado 10 produtores com o Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E). Destes, 3 se classificam no ramo agro familiar.
O presidente da Aderr, Marcelo Parisi destacou que o serviço de inspeção estadual está cada vez mais próximo dos produtores, com o objetivo de levar qualidade e sanidade às cadeias de produtos de origem animal. Enfatizou ainda que a avicultura de postura gera empregos diretos e indiretos, empregando centenas de famílias no Estado.
S.I.E. garante a segeurança alimentar
Responsável por garantir a sanidade dos alimentos que são consumidos pelos roraimenses, a Aderr tem incentivado os produtores a procurarem a regularização com o cadastro no Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E). O selo de inspeção garante o consumo saudável e permite que os produtos possam ser vendidos em todo Estado.
“Nós estamos prontos para atender qualquer empreendedor que queira ter seu produto legalizado e preparado para conquistar o mercado. A Aderr está de portas abertas para informações sobre o registro. Lá temos um manual onde explicamos passo a passo como fazer para obter o selo de inspeção”, disse Parisi.
O gerente de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Aderr, Diego Costa, completou que os produtores registrados passam por fiscalização rotineira nos estabelecimentos e cumprem e respeitam uma série de exigências tecnológicas e estruturais para garantir que os produtos vendidos tenham qualidade e sejam sanitariamente seguras.
Elias Venâncio