Com intenção de ajudar e melhorar o atendimento à população indígena Yanomami, o Governo de Roraima, em parceria com o Governo do Amazonas, enviou nesta quinta-feira, 26, medicamentos e composto lácteo nutricional.
O carregamento foi entregue pela manhã na Casai (Casa de Saúde Indígena) Yanomami, que atende a etnia em Boa Vista. Toda a logística foi coordenada pela CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) da Sesau (Secretaria de Saúde).
“O Governo do Estado está comprometido com a solução da crise enfrentada pelos povos yanomami e buscando parcerias para reforçar o trabalho. Além disso, nossas unidades de saúde estão preparadas para receber e tratar os casos mais graves”, declarou o governador Antonio Denarium.
Ao todo, foram doados mais de 16 mil latas de composto nutricional para combater a desnutrição infantil e adulta, além de mais de 203 mil unidades de medicamentos.
“Essa união de forças entre os entes federativos é muito importante neste momento. O Governo acompanha a crise e está à disposição dos órgãos para o que for necessário”, afirmou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.
De acordo com o coordenador da CGAF, Charles Gonçalves, o Governo é parceiro dos povos indígenas, e todas as vezes que os Dsei (Distritos Sanitários Especiais Indígena) Leste e Yanomami buscam a Sesau, a secretaria atende os órgãos prontamente, dentro das possibilidades e atribuições.
“Após a decretação de estado de emergência, o governador determinou que não medíssemos esforços para ajudar a população. Fizemos contato com o Estado do Amazonas, e em parceria doaram uma quantidade de composto nutricional e medicamentos. Entre os remédios doados estão antibióticos, antitérmicos, soro fisiológico, inflamatórios e anti-hipertensivos”, explicou.
Joselinda Lotas