O fortalecimento das políticas de saúde no país foi o principal tema de discussão do primeiro encontro de 2023 do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). O estado de Roraima foi representado pelo secretário-adjunto de Saúde, Edson Castro.
Realizada nos dias 25 e 26, 1ª Reunião do Conass serviu para melhorar articulação das secretarias de saúde dos estados para a pactuação de acordos que fortaleçam as ações SUS (Sistema Único de Saúde), além de incentivar as trocas de experiências entre os gestores.
“A função do Conass é orientar e apoiar as secretarias de saúde de todo o país, ajudando na formulação de ações para essa área, promover e disseminar informações relacionadas a política pública de saúde, difundir o conhecimento, inovar e incentivar a troca de experiências, e atuar permanentemente em defesa do SUS”, explicou Castro.
O encontro desta semana contou com a presença de membros do MS (Ministério da Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).
Segundo o secretário, a participação de Roraima na reunião foi necessária para deixar claro as atuais questões acerca da saúde indígena no Estado.
“O Governo de Roraima está apoiando toda a logística que o Ministério da Saúde vem tentando implementar. O Estado já vinha promovendo acesso à saúde para todos os indígenas, criando alas específicas nos hospitais de grande complexidade, para a internação e tratamento desses pacientes”, disse.
Sobre o Conass
O Conass é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujas ações são pautadas pelos princípios que regem o direito público. Ela congrega todas as SES (Secretarias de Estado da Saúde) e seus substitutos legais.
Os principais objetivos do Conass são fortalecer as secretarias estaduais de saúde, tornando-as mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.
Suyanne Sá