Roraima discute fortalecimento da saúde no primeiro encontro do Conass em 2023

Participação de Roraima na reunião foi necessária para deixar claro as atuais questões acerca da saúde indígena no Estado. – Fotos: Divulgação/Conass

O fortalecimento das políticas de saúde no país foi o principal tema de discussão do primeiro encontro de 2023 do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). O estado de Roraima foi representado pelo secretário-adjunto de Saúde, Edson Castro.

Realizada nos dias 25 e 26, 1ª Reunião do Conass serviu para melhorar articulação das secretarias de saúde dos estados para a pactuação de acordos que fortaleçam as ações SUS (Sistema Único de Saúde), além de incentivar as trocas de experiências entre os gestores.

“A função do Conass é orientar e apoiar as secretarias de saúde de todo o país, ajudando na formulação de ações para essa área, promover e disseminar informações relacionadas a política pública de saúde, difundir o conhecimento, inovar e incentivar a troca de experiências, e atuar permanentemente em defesa do SUS”, explicou Castro.

O encontro desta semana contou com a presença de membros do MS (Ministério da Saúde) e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Segundo o secretário, a participação de Roraima na reunião foi necessária para deixar claro as atuais questões acerca da saúde indígena no Estado.

“O Governo de Roraima está apoiando toda a logística que o Ministério da Saúde vem tentando implementar. O Estado já vinha promovendo acesso à saúde para todos os indígenas, criando alas específicas nos hospitais de grande complexidade, para a internação e tratamento desses pacientes”, disse.

Sobre o Conass

O Conass é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujas ações são pautadas pelos princípios que regem o direito público. Ela congrega todas as SES (Secretarias de Estado da Saúde) e seus substitutos legais.

Os principais objetivos do Conass são fortalecer as secretarias estaduais de saúde, tornando-as mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo