Policias militares que compõem a Operação Hórus II apreenderam no fim de semana (05 e 06), quase três toneladas de minério aparentemente cassiterita, material que resultaria em mais de R$ 500 mil levantados de forma ilegal.
O comandante do Policiamento da Capital, Igo Mayko Evangelista de Lima, informou que a força-tarefa atuou em dois momentos. “A primeira apreensão realizada no domingo, 5, ocorreu durante a madrugada, às 05h, na RR-205, no acesso à Vila Paredão, município de Alto Alegre”, disse.
Conforme ele, foi dada ordem de parada a dois veículos particulares modelo L-200, que transportavam juntos, 1.890 quilos do minério. No ato, os dois condutores tentaram evadir-se do local, mas foram detidos pelos policiais militares. Eles estavam se deslocando sentido Vila Reislândia, também no Alto Alegre.
“A Polícia Militar mais uma vez obteve resultado positivo por meio da operação Hórus, do Ministério da Justiça por meio do programa Guardiões da Fronteira, que teve como resultado a apreensão de grande quantidade e cassiterita. E esse êxito foi garantido pelo trabalho integrado das forças de segurança do Estado de Roraima, para dar ao cidadão roraimense a sensação de segurança. A Polícia Militar vem trabalhando nos 14 municípios e na Capital para manter a segurança através dos nossos policiais e de ações como essa”, esclareceu.
Ele ressaltou que a segunda apreensão realizada nesta segunda-feira, dia 06, também ocorreu na RR-205, próximo ao Anel Viário, em Boa Vista, às 06h. No ato, os militares avistaram um comboio de quatro caminhonetes que estavam se deslocando sentido Alto Alegre, quando foram abordadas pelos policiais.
Na abordagem foi identificado o minério, aparentemente cassiterita, embalado em 55 sacos de aproximadamente 35kg cada. Ao ser questionado, o condutor de um dos veículos informou que “pegou o minério no porto do Arame, localizado na região do Paredão, em Alto Alegre e o destino final seria Boa Vista e ainda receberia R$ 2 por cada quilo transportado”. Os condutores foram apresentados à Polícia Federal, assim como os veículos e os minérios apreendidos nas duas abordagens.
Operação Hórus
A Operação Hórus foi criada em 2021 com a finalidade de combater crimes como contrabando, descaminho, tráfico de armas, de drogas e humano, além de outros crimes correlatos nessas áreas de fronteira e de divisa. É uma ação conjunta Governo de Roraima e Governo Federal, e faz parte do programa Vigia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
É composta por equipes da Secretaria de Segurança Pública, Secretaria Especial de Operações Integradas, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar de Roraima e Polícia Civil.
Leandro Freitas e Lidiane Oliveira