A rede estadual de ensino ganhou mais um reforço com a posse de 113 novos professores nesta quinta-feira, 9, no auditório do Corpo de Bombeiros de Roraima (CBM-RR). Os docentes irão lecionar as disciplinas de português, espanhol, inglês e matemática e serão lotados nos municípios de Boa Vista (área urbana e rural), Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis e Rorainópolis – Baixo Rio Branco.
A professora de espanhol Izanayara Sobral Viana comemorou a convocação.
“Nossa expectativa era muito grande, e o governo viu a necessidade de melhorias na educação. Foi uma luta significativa e, hoje, estamos colhendo o resultado. Tivemos um movimento chamado ‘fica espanhol’ e essa luta ainda continua, porque queremos que a língua permaneça. Somos um país latino-americano, ladeados por essa linguagem, além de termos muitos alunos migrantes. Então, ela é, sim, necessária”, declarou a professora.
Esta é a sexta convocação referente ao último concurso público realizado em 2021. Até então, 617 professores já haviam sido empossados, além de mais de 500 da área indígena, segundo informou o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos).
“O governo valoriza a educação de Roraima, empossando professores, reformando e construindo novas escolas, e essa é a nossa meta: reforçar cada vez mais e reconstruir a educação do nosso Estado”, ressaltou.
Para o secretário de Educação, Nonato Mesquita, a posse dos servidores representou uma conquista para a Seed e para quem estava no quadro de reserva. Ele adiantou que há previsão de um novo concurso para disciplinas em que há poucas demandas.
“A determinação do Executivo é que seja feito concurso para suprir as vagas daquelas disciplinas em que não há candidatos no cadastro de reserva, como física, por exemplo. Se Deus quiser, em breve, estaremos outra vez dando posse a uma nova remessa de professores”, disse.
Parlamento e educação
A união entre os Poderes Legislativo e Executivo sempre rendeu bons frutos para a população. Na área da educação, foram diversos projetos de lei aprovados em prol da classe. Além de trabalhar para realização do último concurso, outra contribuição do Parlamento foi através da Escola do Legislativo (Escolegis), que ofertou cursinho preparatório gratuito a centenas de candidatos. Na ocasião, foram disponibilizadas 400 vagas.
O representante da Assembleia Legislativa durante a posse, deputado Marcelo Cabral (Cidadania), frisou a relevância dessa harmonia.
“O Legislativo está sempre ao lado do Executivo trazendo melhorias e avanços para o Estado. Hoje, 113 professores foram empossados. Eles vão auxiliar na educação dos alunos, tanto no interior quanto na capital. Parabéns ao governador, ao secretário de Educação e às pessoas que acreditaram no concurso. Zelem, cuidem e ajudem o nosso Estado”, pediu Cabral.
“Essas posses vêm para reforçar o ensino do nosso Estado. A educação é a pilastra de tudo. Através dela é que a gente chega a um grande país. Parabéns a todos que foram chamados”, disse o deputado Gabriel Picanço (Republicanos).
“Estou muito feliz de vir com meus amigos parlamentares aqui na posse de novos 113 professores que vão contribuir com a educação de Roraima. O governo e a Assembleia são parceiros e, juntos, vão melhorar e dar recursos para que a educação siga crescendo diariamente”, salientou o deputado Isamar Júnior (PSC).
Suzanne Oliveira