Senador Dr. Hiran Gonçalves acompanha ações do Governo Federal em TI Yanomami

Parlamentar, acompanhado de membros da bancada federal por Roraima, Ministros e governador estiveram no polo-base na região de Surucucu. – Foto: Ascom Parlamentar

A Comissão Temporária Externa criada para acompanhar a situação dos Yanomami e a saída de garimpeiros da Reserva Indígena, formada por membros da bancada federal de Roraima, governo do Estado e representantes do Governo Federal, estiveram em Roraima nesta quinta-feira, 9.

A frente da Comissão, o senador Dr. Hiran Gonçalves (PP) presenciou as ações desenvolvidas pelo Exército Brasileiro, desde a montagem do Hospital de Campanha na Casai (Casa de Saúde Indígena), ainda em Boa Vista. Devido a instabilidade no tempo, os parlamentares não pousaram na reserva.

“Vimos um trabalho de extrema eficiência, há suporte alimentar para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar”, disse. O grupo, além de Hiran Gonçalves, é formada pelos senadores Chico Rodrigues (PSB-RR), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), além dos deputados federais Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), Albuquerque (Republicanos-RR) e Duda Ramos (MDB-RR).

Além disso, continuou Hiran Gonçalves, a visita balizou as próximas conversas em Brasília, principalmente no que tange a retirada dos garimpeiros da região. “Estamos aqui construindo um arcabouço legal adequado para que possamos, Governos Estadual, Federal, prefeituras daqueles municípios cuja reserva perpassa as aéreas, para que possamos também ajudar essa população brasileira que está muito na vulnerabilidade social e alimentar dentro da reserva”.

Gonçalves motivará reuniões com a Casa Civil e o Ministério da Justiça para encontrar aparato jurídico para ajudar os homens e mulheres que buscaram na garimpagem de minérios a forma de subsistência.

“Não posso deixar de salientar também que além de toda essa crise que nós vivemos com os indígenas perambulando em nossa cidade em situação muito difícil, ainda temos uma imigração venezuelana de 500 pessoas diariamente que entram em nosso Estado. É muito sofrimento e não podemos arcar sozinho com essa responsabilidade”, enfatizou o senador.

Comunicação

Durante a visita, o Ministério das Comunicações instalou antenas de internet para auxiliar os trabalhos dos profissionais de saúde e logística que atuam na região da Terra Indígena Yanomami.

“Estamos aqui levando soluções para comunidades indígenas. Agua tratada, comunicação, cesta básica, tudo que é necessário para condição dos nossos povos indígenas do Estado”, pontuou o governador de Roraima, Antônio Denarium (PP).

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, falou sobre a intenção das antenas. Viemos para somar a esta ação interministerial que é trazer comunicação para esta área remota”.

 

 

Veja também

Topo