Deputado aprova emenda para construção do CAPS em Bonfim

Proposta visa oferecer atendimento diário às pessoas com transtornos psiquiátricos diversos, alcoolismo e outras drogas. – Foto: Ascom Parlamentar

O município de Bonfim vai ganhar uma unidade do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, ainda este ano. Os recursos foram aprovados no orçamento do Governo do Estado, através de emenda parlamentar no final do ano passado para ser executado pela Prefeitura de Bonfim.A proposta visa oferecer atendimento diário às pessoas com transtornos psiquiátricos diversos, alcoolismo e outras drogas, por meio do acompanhamento clínico e reinserção social, fortalecendo a atenção à saúde com prevenção e reabilitação.

O autor da emenda, deputado Eder Lourinho (PSD), explicou que o CAPS é um dispositivo de saúde que está presente em todo o país e que seu objetivo é oferecer atendimento às pessoas de forma humanizada e gratuitapara promover a reinserção do paciente na sociedade a partir da prestação de serviços de saúde mental, do acompanhamento social e da cidadania dos usuários, reintegrando-os à vida social e à convivência familiar.

Para Lourinho, a destinação dos recursos é uma necessidade e não um privilégio. Ele ressalta que os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. “O Caps é um serviço fundamental, especialmente neste contexto de pós-pandemia, em que as condições de saúde mental se agravaram”, lembrou.

Lei Antidrogas

O deputado é autor também da Lei nº 1.697, de 27 de junho de 2022, que Institui a Política Sobre Drogas e o Fundo Estadual Antidrogas do Estado.A matéria prevê diretrizes de políticas públicas já existentes que serão adotadas em consonância com as políticas nacionais de controle do tabaco, de álcool, de saúde mental, segurança pública e defesa social. “A lei é de grande relevância, pois trata de um grave problema de saúde pública e assegura o financiamento de programas e projetos de esclarecimento ao público e possibilita ações mais concretas, de prevenção e combate ao tráfico de entorpecentes”, concluiu.

 

Veja também

Topo