Produtores do Projeto de Assentamento Nova Amazônia e representantes do Eixo de Desenvolvimento Sustentável do Governo de Roraima inauguraram, neste domingo, 12, a Feira Nova Amazônia, localizada às margens da BR-174, Km 30, sentido Pacaraima.
Segundo o diretor de Comercialização do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marlon Maia, foram estruturadas 34 barracas no local, que funciona das 6h às 18h, de domingo a domingo.
“A Feira Nova Amazônia é um sonho antigo concretizado hoje pelo governador Antonio Denarium beneficiando quem trabalha e fomenta economia no setor primário. A ideia do projeto surgiu em função do excedente do Murupu e Truaru com a produção de hortaliças, grãos, mandioca, leite, frutas, mel, flores, plantas ornamentais, entre outros produtos”, explicou.
Para o secretário Márcio Grangeiro, o consumidor roraimense ganha mais uma via de acesso a produtos frescos, saudáveis, de qualidade e com bom preço para compor a alimentação semanal.
“O Governo de Roraima apoia e investe na iniciativa de grandes ideias e orgulha-se do sucesso alcançado pelas associações e cooperativas da região, que hoje produzem e geram riqueza concretizando a realidade do campo, trabalhando com responsabilidade, sobretudo, conservando as riquezas naturais da propriedade diante do fortalecimento das cadeias produtivas”, destacou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
Na oportunidade, a produtora Maria Domingues ressaltou seu contentamento com a iniciativa da Feira Nova Amazônia. “Para a população do Projeto de Assentamento esta é uma grande conquista econômica, sobretudo, uma forma de integração social beneficiando a troca de conhecimentos, atenção, carinho e saúde, no que todos demonstram o que é produzido nesta região e dela tiramos o nosso sustento”, comentou.
O superintendente do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima), Emerson Baú, apresentou o Programa Brasil Mais Produtivo, com intuito de somar na sinergia entre as secretarias de Estado.
“O mundo é movido por força de vontade e as famílias do PA Nova Amazônia demonstram essa competência. Dessa forma, para que possamos ampliar seus limites, o Sebrae atua na ponta da comercialização, ajudando a fomentar mais renda, melhorando a vida dos pequenos produtores rurais”, concluiu.
Representantes da Desenvolve Roraima, Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) e Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) também estiveram presentes na Feira Nova Amazônia, garantindo orientação, assistência técnica, segurança jurídica e infraestrutura.
Michel Sales