A vereadora Tuti Lopes (PL/RR) retornou ao trabalho na Câmara Municipal na sessão desta terça-feira, 14, após tratamento contra o câncer realizado na cidade de Jaú, em São Paulo. Ela foi recebida com festa pelos colegas vereadores e funcionários da casa.
Tuti Lopes fez um pronunciamento agradecendo o carinho de todos e afirmou ser um milagre de Deus. Durante o período de tratamento que durou cerca de quatro meses, inúmeras foram as demonstrações de empatia à vereadora. Inclusive com todos os vereadores e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique raspando a cabeça em solidariedade a Tuti Lopes.
E já na sessão de hoje, foi aprovado o Projeto de Lei No 335/2022 de autoria de Tuti, que cria o selo “Parceiros da Mulheres”, que irá certificar empresas que priorizem a contração de mulheres vítimas de violência doméstica.
O selo poderá ser concedido a entidades sociais, empresas, entidades governamentais a outras instituições que atuarem em parceria com o município, no desenvolvimento de ações que envolvam a formação, qualificação, preparação e inserção de muiheres vitimas de violencia doméstica no mercado de trabalho.
“Sabemos que a dependência econômica é um fator que contribui para o ciclo de violência doméstica e por isso queremos criar alternativas para essas mulheres que são financeiramente dependentes do agressor”, afirmou à vereadora.
Esse projeto tem um valor todo especial para a parlamentar, uma vez que foi elaborado e protocolado durante o tempo em que esteve em tratamento em São Paulo.
Tuti ainda está se recuperando de uma cirurgia, mas mostrou muita disposição no seu primeiro dia de volta ao trabalho.