Seguindo a agenda de visitas para firmar parcerias com os órgãos que compõem a rede de proteção às vítimas de violência de gênero, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), da Assembleia Legislativa de Roraima, se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça (TJRR), desembargador Jésus Nascimento, nesta quinta-feira, 16.
Feliz com o resultado do encontro, a procuradora especial da Mulher, deputada Joilma Teodora (Podemos), informou que a cooperação fortalecerá ainda mais os serviços oferecidos pelo Chame (Centro Humanitário de Apoio à Mulher), ligado à PEM.
“Estamos saindo com o coração cheio de alegria. O desembargador se mostrou sensível à situação de violência contra a mulher no nosso Estado, e teremos, sim, a parceria com a Justiça Itinerante e, em breve, vamos poder oferecer mais esse serviço. As mulheres violentadas vão ter essa facilidade e o acolhimento do Judiciário”, ressaltou a parlamentar.
O desembargador Jésus Nascimento informou que a atuação do TJ se dará em ações com a procuradoria. Duas juízas deverão ficar à frente das atividades, que serão ajustadas ainda este mês.
“Há muitos assuntos que são próprios de cada setor, mas ações conjuntas voltadas para a proteção da mulher são essenciais. Acredito que todos os atores envolvidos trabalhando conjuntamente serão muito mais eficazes”, destacou o presidente.
Ainda nesta quinta-feira, a equipe visita o Centro de Referência de Saúde da Mulher e, logo após, a Secretaria Estadual de Educação (Seed), quando se encerra a semana de encontros. As demais reuniões em busca de novas parcerias retornam após o feriado de carnaval.
Na segunda-feira, 13, houve capacitação dos servidores da PEM para melhoria dos atendimentos de quem busca a instituição. Na terça-feira, 14, a equipe esteve na Defensoria Pública do Estado, onde propôs a criação de um núcleo específico do órgão na Superintendência de Programas Especiais do Legislativo, para solucionar conflitos em um único local.
Suzanne Oliveira