Hemoraima recebe quadrilheiros em ação de doação de sangue

O Hemoraima realizará atendimento especial neste sábado, 18, para os estudantes da Unicless Educacional. – Foto: Ascom/Sesau

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu na manhã desta sexta-feira, 17, membros do Grupo Folclórico Quadrilha Amor Caipira, em mais uma parceria que visa reforçar o estoque de sangue para o período carnavalesco.

“Hoje nós estamos com esse grupo folclórico [aqui na unidade], e nós estamos muito gratos com essa iniciativa de quem se comprometeu a dar esse apoio para o estoque de sangue de Roraima antes mesmo de cair na folia”, informou a assistente social do setor de captação de doadores, Hellen Bessa.

Criada em 2006, a Quadrilha Amor Caipira segue espalhando a magia do São João há 17 anos, tendo participado de concursos locais e nacionais.

O coordenador do grupo, Daniel Mangabeira, destacou que a parceria com o Hemoraima vem sendo realizada há oito anos, reforçando a importância da doação de sangue não só entre os seus membros, mas também junto a toda a população do Estado.

“Mobilizamos principalmente o nosso grupo, envolvendo os brincantes e a população. Inclusive, nós fizemos uma ação ontem, 16, na Praça Centro-Cívico, entregando panfleto para os condutores e mostrando a importância da doação de sangue”, ressaltou.

Para esta tarde, está previsto o comparecimento de doadores voluntários vindos da instituição de ensino superior Uniasselvi. A previsão é que a ação se estenda até às 17h30.

Ritual do doador de sangue

De acordo com Hellen Bessa, o doador voluntário deve ter sempre um ritual de preparação para o dia da coleta de sangue, começando pela chegada com antecedência na entrada na unidade.

“Quando o doador chega aqui na nossa da unidade, ele vai entregar os seus documentos de identificação. Se essa for a sua primeira vez, ele vai preencher um cadastro. O segundo passo será a triagem, por meio de perguntas onde serão identificados os comportamentos que se afere ou não riscos”, explicou.

Após a entrevista, o voluntário é designado para a sala de coleta, onde será realizada a doação do sangue, em um processo que dura em torno de 5 a 10 minutos. Depois disso, ele será encaminhado para a copa, onde fará um reforço na alimentação.

“A responsável pela copa é treinada para estar observando se o doador está bem ou se apresenta algum tipo de reação, como se sentir mal por conta do nervosismo”, completou.

Programação de carnaval

O Hemoraima realizará atendimento especial neste sábado, 18, para os estudantes da Unicless Educacional. A ação encerra a programação especial sobre fluxo de sangue e importância da doação de sangue, iniciada pelas duas instituições no dia 25 de janeiro.

A programação será iniciada às 7h30, estendendo-se até às 12h. A intenção é realizar a coleta de sangue para ajudar a reforçar o estoque para as festas de carnaval.

“Reforçamos para quem não puder vir fazer sua doação regular ainda nessa sexta-feira, neste sábado vamos estar com as portas abertas acolhendo o nosso doador que tirou o momento para fazer a sua doação”, frisou Hellen.

Para ser um doador de sangue, é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

A assistente social informa ainda que quem for doar nesse dia, deve evitar o consumo de bebida alcoólica pelo período de 12 horas antes do processo de coleta do sangue, sendo importante ter se alimentado e hidratado bem.

Na segunda-feira, 20, a unidade fará apenas a coleta de aféreses (para públicos específicos previamente estabelecidos). Não haverá atividade na terça-feira, 21, ficando determinado o retorno do expediente normal a partir das 14h da Quarta-feira de Cinzas, 22.

“Esse estoque vai nos ajudar a manter a estabilização, nós não nos encontramos em estado crítico, mas não sabemos o que está por vir durante esse período festivo que é o Carnaval. E como é de costume, sabemos que sempre há um alto índice de acidentes”, concluiu.

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo