Após quatro dias de Carnaval, muitos lugares voltam à programação normal a partir do meio-dia desta quarta-feira, 22. No entanto na Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), o trabalho seguiu durante a folia. De sábado, 18, até terça-feira, 21, foram registrados 1.056 entradas na Emergência da unidade, quantitativo considerado tranquilo para esse período.
Na última terça-feira, os atendimentos registraram um aumento devido o HCSA receber a demanda da UBS integrada, responsável por atender os casos mais leves, ou seja, pacientes que não são de urgência. De acordo com a diretora de emergência, Laudineia Barros, a unidade já estava preparada para receber uma demanda maior e tinha aumentado o quantitativo de profissionais no atendimento.
“Foi um período tranquilo na Emergência. No sábado e no domingo tivemos um atendimento reduzido. Como ontem não teve a UBS, grande parte da demanda foi de pacientes com classificação verde e azul, demanda que iria para o posto. Mas mesmo assim já tínhamos providenciado bastante profissionais, logo, não houve espera e apenas por conta disso registramos um aumento na demanda apenas ontem”, pontuou.
O Hospital da Criança Santo Antônio, administrado pela Prefeitura de Boa Vista, é a única unidade de saúde em Roraima que atende crianças a partir dos 29 dias de vida até 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade. O HCSA atende pacientes de todo o Estado e também recebe pacientes dos países vizinhos, Guiana e Venezuela. A unidade possui 22 anos de atendimentos prestados à população.
UBS integrada
De sábado até segunda-feira, a UBS anexa ao Hospital da Criança registrou 620 atendimentos, destes 396 foram crianças. Localizada ao lado do hospital, a unidade básica tem cumprido a proposta de reduzir o tempo de espera pelo atendimento. Após passar pela triagem no HCSA, os pacientes com classificação leve são encaminhados para receber acolhimento na UBS.