As obras de implantação da vicinal 6, localizada na região do Polo Produtivo Confiança II, no município do Cantá, foram concluídas. No último sábado, 25, o governador Antonio Denarium participou da cerimônia de entrega da vicinal. Durante sua mensagem aos moradores da vila São Raimundo, ele destacou a importância da obra para as famílias que aguardavam a implantação da estrada há mais de três décadas.
“Roraima está dando certo. Estamos no município do Cantá, entregando mais uma obra, a implantação dessa vicinal de 22 km, com recursos do Governo e de emenda do deputado estadual Gabriel Picanço. No Cantá, já recuperamos mais de 300 km de estradas vicinais e já construímos mais de 60 pontes. É o Governo do Estado trabalhando em parceria com a Prefeitura para promover o desenvolvimento e melhorar a vida da população”, ressaltou o governador.
A obra teve investimento de R$ 2,4 milhões oriundos de recursos próprios do Tesouro Estadual e de emenda parlamentar do deputado Gabriel Picanço. A implementação da vicinal vai beneficiar os 120 colonos da região, a comunidade indígena Jenipapo e os moradores da vila São Raimundo.
O parlamentar Gabriel Picanço salientou a relevância da indicação e da destinação de verba para a realização da obra.
“Graças a Deus, a implantação dessa estrada proporciona um alívio para o pessoal do Cantá, moradores da vicinal 2 e da vicinal 1, pois diminuiu a distância do acesso. Antes, pra você ir pra vicinal 01, tinha que pegar a BR-432; agora você vai por aqui [vicinal 6] e diminui muito a quilometragem. Além disso, as pessoas também produzem muito nessa área. Eles têm gado e roça, produzem farinha, então precisam trazer os produtos deles. Essa estrada garante melhoria para o povo dessa região”, destacou o deputado.
A vicinal 6 interliga a vicinal 1 à vila São Raimundo e, consequentemente, à vicinal 2, que passa na vila. A nova via fica localizada na região do Polo Produtivo Confiança II e recebeu serviços de revestimento primário, aterro e a substituição de todas as pontes de madeira por galerias de concreto.
O prefeito do município do Cantá, André Castro, que esteve presente na solenidade de inauguração da vicinal, ressaltou a qualidade dos serviços realizados e a importância dessa estrada para a população local.
“Esperava há muito tempo pela realização dessa obra, já morei na região da vicinal 6, entrei aqui há 23 anos. Então é uma obra fantástica e realmente bem executada, com galerias, com bueiros. O sentimento é de gratidão ao nosso governador e ao deputado Gabriel Picanço pelo empenho para dar acessibilidade a essas famílias que aqui produzem. O ganho é fantástico e se viu isso na reunião, as pessoas aplaudindo”, disse.
O piscicultor e pecuarista Kennedy Maia, de 58 anos, tem uma propriedade de 250 hectares que fica à beira da vicinal 6. Ele faz parte de uma das famílias pioneiras do local e afirma que a implantação da vicinal vai propiciar a ampliação da produção agrícola.
“O plano é de ampliar e melhorar a produção. Hoje a gente pode produzir 6 mil peixes aqui dentro, que vai dar uma média de 18 toneladas pra tirar. Antes não tinha como tirar esse peixe. A gente está pensando também em aumentar e melhorar o pasto. Os projetos são esses. Agora a gente tem a estrada, graças ao Governo do Estado, então já pode pensar mais alto um pouquinho’’, celebrou o morador da vicinal 6.
Geilso Pinho