Fevereiro Roxo: Coronel Mota encerra programação especial com palestra sobre doenças crônicas

Atividade foi voltada exclusivamente para os pacientes presentes na recepção do Bloco C-01. – Fotos: Secom-RR

Encerrando a programação do Fevereiro Roxo em Roraima, a Clínica Médica Especializada Coronel Mota promoveu na tarde desta segunda-feira, 27, uma palestra voltada para a sensibilização sobre os riscos do Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, que são doenças crônicas.

Conforme a diretora de enfermagem da unidade, Vânia Reis, a atividade foi voltada exclusivamente para os pacientes presentes na recepção do Bloco C-01.

“O Fevereiro Roxo veio para conscientizar o paciente sobre os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, para melhorar a qualidade de vida dele, retardar e controlar os sintomas caso ele venha a ter uma dessas doenças”, ressaltou.

A abordagem

Criada em 2014, a campanha é simbolizada pela cor roxa. Apesar de apresentarem características distintas, as referidas doenças possuem dois pontos em comum: a natureza crônica e a impossibilidade de cura.

“No caso do Lúpus, ela ocorre quando o nosso sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do nosso corpo por engano, afetando diversos órgãos do nosso corpo, pele, articulações, rins, cérebro. Ela também causa dores nas articulações, queda de cabelo, insônia, manchas vermelhas pelo corpo, e em casos mais graves, se ele não for tratado pode causar a morte”, explicou Vânia.

Sobre a fibromialgia, as explicações foram dadas pela enfermeira Ione Maria dos Santos, que alertou para a importância da realização de exames de rotina. A doença é caracterizada por uma dor crônica que migra por vários pontos do corpo, se manifestando principalmente nos tendões e nas articulações.

“A fibromialgia é causada por inflamações, que faz com que os nossos músculos sejam contraídos e causem dores. Mas é através de exames realizados ao longo da vida, buscando informações e fazendo mapeamento que pode ser dado um diagnóstico”, acrescentou.

Já o terceiro assunto abordado na ação foi o Alzheimer, doença que afeta cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil, segundo estimativas do Ministério da Saúde.

A doença é definida como demência ou perda de funções cognitivas, como a memória, orientação, atenção e linguagem, causada pela morte de células cerebrais, além da piora progressiva dos sintomas. Quando diagnosticado precocemente, é possível retardar o seu avanço e ter um controle dos sintomas, permitindo uma melhor qualidade de vida para o paciente.

“Campanhas como essas são importantes para conscientizar as pessoas da necessidade de se prevenir de doenças como essas, em especial o Alzheimer. Além de trazer uma consciência sobre a melhor forma de lidar com a pessoa que já possui a patologia”, pontuou a especialista em neurociência, Dolane Patrícia Santos.

Vale lembrar ainda que nos casos de Lúpus e Fibromialgia, o acompanhamento deve ser feito por um reumatologista, com o diagnóstico podendo ser feito em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde). Caso a doença apresente algum grau de complexidade, o paciente será encaminhado para a atenção especializada do Estado.

A Clínica Médica Especializada Coronel Mota está localizada na rua Coronel Mota, nº 636, Centro. O horário de funcionamento é das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo