Estudantes da Escola do Sesi participarão de torneio nacional com projetos que visam soluções de energia renovável para comunidades ribeirinhas e indígenas

Kit Cata Água e Wind Post serão apresentados no Festival Sesi de Robótica, que será realizado em março no Distrito Federal. – Fotos: Ascom/Sesi-RR

Buscar soluções para problemas da sociedade desenvolvendo projetos ligados a geração de energia renovável. Foi com esse objetivo que estudantes do Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado, a Escola do Sesi, desenvolveram projetos científicos que buscam ajudar comunidades ribeirinhas e indígenas.

Os projetos foram realizados para a participação na temporada 2023 do Torneio de Robótica First Lego League no desafio que envolve crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. Os temas são diferentes a cada temporada e, neste ano, o Super Powered visa o desenvolvimento de projetos ligados à energia desafiando a explorar de onde ela vem e como ela é distribuída, armazenada e usada.

Formada por Letícia Melo Rodrigues, Mariah Clara Artimandes Morais, Vinicius Rafael de Souza, Marcos Henrique de Souza, Vittor Hugo Romoda a equipe Engenheiros em Ação desenvolveu o Kit Cata Água que tem o intuito de gerar energia hídrica nas comunidades ribeirinhas.

Segundo o aluno Marcos Henrique de Souza da Engenheiros em Ação, o projeto visa a geração de energia hídrica com utilização do Parafuso de Arquimedes, desenvolvido para locais próximos à água corrente. “O Kit Cata Água gera aproximadamente 140w de energia por hora e 100 kw por mês, sendo adequado à média de consumo dos ribeirinhos, que é de aproximadamente 98kw por mês”, explica.

Os alunos da Engenheiros em Ação explicam que o projeto visa impactar cerca de 7 mil pessoas em Roraima e aproximadamente 990 mil pessoas na Amazônia Legal.

“Buscamos uma forma sustentável e harmônica com a natureza, levando em consideração possíveis impactos que o Kit Cata Água possa causar também. Por exemplo caso algum animal aquático adentre o kit, ele não sofrerá danos físicos”, revela.

O projeto dos estudantes já foi, inclusive, apresentado e avaliado por profissionais da área e pelos próprios ribeirinhos, tendo cinco pareceres técnicos favoráveis, apontando a necessidade e viabilidade do projeto como o da Roraima Energia e do Líder da Associação dos Povos Tradicionais de Roraima.

Projeto com energia eólica para ajudar comunidades indígenas

O projeto dos estudantes da equipe Macunaima é chamado de Wind Post. Formado pelos alunos João Victor Deus Artimandes, Cleveson de Almeida, Paulo André Pantoja, José Henrique de Jesus e Maria Clara Costa, o objetivo é ajudar comunidades indígenas com geração de energia eólica.

Os integrantes da Macunaima descobriram que os indígenas têm apenas 6 horas de energia por dia. “O projeto WIND POST tem uma estrutura composta por um sistema de geração eólica que pode variar de 8 a 15 metros. A ideia é usar a força dos ventos para gerar uma energia complementar para diminuir o uso de diesel”, afirma João Victor.

“Nos tempos atuais, as comunidades indígenas dependem de energia para realizarem suas atividades, para isso tem sido utilizado geradores a diesel como principal fonte para geração de energia elétrica. Isso prejudica a qualidade de vida dos moradores”, revela a pesquisa realizada pelos estudantes.

O Wind Post recebeu três pareceres técnicos satisfatórios da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima, do Instituto Sócio Ambiental, além de um especialista em sistemas de informação. “O projeto busca impactar 100 comunidades e aproximadamente 8 mil pessoas”, informa a estudante Maria Clara Alves da Costa.

Os dois projetos serão levados para o Festival SESI Nacional de Robótica que será realizado entre os dias 15 a 18 de março de 2023, no Estádio Mané Garrincha em Brasília.

A competição reúne as melhores equipes das etapas regionais com competições de First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC), First Robotics Competition (FRC) e F1 Schools. O torneio visa, principalmente, estimular a criatividade dos alunos para criar projetos de inovação, construção e programação de robôs utilizando conceitos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

 

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