Serra do Truaru: Prefeitura inaugura primeira quadra poliesportiva em escola indígena de Boa Vista

Esta é a primeira das 15 a serem inauguradas. Além disso teve a entrega da escola revitalizada com muro e alambrado, além de materiais esportivos. – Fotos: Giovani Oliveira

A Prefeitura de Boa Vista segue com o compromisso de investir, cada vez mais, na qualidade do ensino não só nas escolas da capital, como também nas unidades do campo e indígenas. É o caso da Escola Municipal Indígena Francisca Gomes da Silva, na Serra do Truaru, que foi totalmente revitalizada e inaugurou, nessa terça-feira, 7, uma quadra poliesportiva.

Esta é a primeira dentre as 15 quadras a serem inauguradas em escolas indígenas e do campo neste ano de 2023. Com estrutura moderna, a quadra é coberta, dispõe de assentos, além de espaço lúdico e colorido voltado à Primeira Infância. Um espaço muito útil, não só para as aulas de Educação Física, como também para atividades culturais e pedagógicas.

De estrutura antiga a um ambiente moderno e climatizado. Esta foi a revitalização que aconteceu na escola que atende 46 alunos do 1° período da educação infantil ao 5° ano do ensino fundamental da comunidade. A unidade recebeu também um muro com alambrado para segurança das crianças e tranquilidade das famílias.

“Todas as quadras a serem entregues seguirão este padrão de qualidade, com o intuito de oferecer aos nossos alunos e professores condições para um trabalho que contribua, efetivamente, para o desenvolvimento integral das nossas crianças. Nossa intenção é garantir a mesma qualidade de ensino e infraestrutura oferecida nas escolas da capital”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Espaço de descobertas

A coordenadora da escola, Franceija Pinto, falou sobre as contribuições da quadra e do espaço revitalizado para o ensino e aprendizado das crianças. “Estamos muito felizes. A quadra possibilitará muitas atividades e descobertas de novos talentos. Já conversei com alguns alunos e eles estão amando o novo espaço”, revelou.

A aluna Yasmim Pereira, do 2° período da educação infantil que o diga. “Eu adorei a quadra e o colorido. Vamos poder brincar de corrida de bastão e muito mais. Também gostei das salas que agora estão mais fresquinhas”, comentou.

Materiais esportivos

Na oportunidade, foi entregue também um kit contendo 49 tipos de materiais esportivos para dinamizar o ensino das crianças. Ao todo, serão quase 10 mil itens entregues para todas as escolas da rede municipal e a Francisca Gomes foi a primeira contemplada.

Os kits: bolas de iniciação esportiva; de basquete, handebol, futsal, futebol, voleibol; bambolês, minibambolês; arco, bombas de ar, mural magnético, minicones, material para atletismo como peso para arremesso, disco, martelo e bastão de revezamento, cama elástica; cronometro digital; conjunto de tênis de mesa; pulador de corda; cordas elásticas, colchonetes; dama, ludo e jogo de memória; relógio e jogo de xadrez; kit e rede de badminton; jogo de bocha e tapete de acetato-vinilo de etileno (ou EVA).

Educação Indígena

Atualmente são atendidos em torno de 900 alunos nas 12 escolas indígenas e 1.120 nas unidades do campo. Nas unidades indígenas, os alunos têm a oportunidade de aprender Macuxi e/ou Wapichana, como parte da disciplina de Língua Materna.

As unidades são atendidas com a mesma qualidade das urbanas, com algumas especificidades adicionais, entre elas: oferta do café da manhã aos alunos; transporte escolar; cardápio adequado às necessidades nutricionais das crianças e levando em consideração a alimentação tradicional das comunidades.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Consuêlo Sales, já adiantou que em abril a escola sediará a 2ª edição dos Jogos Municipais Indígenas. “É uma competição que já entrou para o calendário de eventos de Boa Vista e representa a valorização dos povos indígenas. A quadra trará mais conforto e condições para que a competição seja um sucesso. Além das tradicionais modalidades esportivas, eles participam de brincadeiras tradicionais das comunidades, como cabo de guera, corrida livre, futebol do lavrado, arco e flecha, e baladeira”, contou.

Próximas escolas

Em breve, novas inaugurações de quadras e muros ocorrerão nas seguintes escolas: Escolas Indígenas Vovô Jandico da Silva (Serra da Moça), Martins Pereira da Silva (Morcego) e Vicente André da Silva (Truaru da Cabeceira).

Além de três Escolas do Campo, que são: Maria de Lourdes Dias de Abreu (Vila do Passarão), Escola Leila Maria da Silveira (Murupu – Santa Fé) e Aureliano Soares da Silva (Assentamento Nova Amazonia Truaru). As da região do baixo São Marcos também foram contempladas.

 

Veja também

Topo