O Governo de Roraima realiza, neste mês, o evento “Março Mulher”, com o objetivo de celebrar as lutas, conquistas e garantias de direitos das mulheres. A ação é feita em parceria com a Rede de Proteção às Mulheres de Roraima.
Durante o mês de março, o Governo executa uma grande programação nos municípios do interior do Estado e em Boa Vista, que vão de atendimentos, palestras sobre violência contra a mulher, oficinas de artesanato e de beleza até exposição e comercialização de produtos e serviços.
Nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a CEPPM (Coordenação Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres), da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), iniciou a agenda com o “Março Mulher: Feito por Elas”, que ocorreu na área externa do Pátio Roraima Shopping.
O evento contou com feira com exposição e comercialização de produtos e serviços conduzidos por mulheres, com destaque para o artesanato indígena, como panelas de barro e artesanato indígena warao, entre outras peças, além de espaço de beleza e passeata conjunta do Moto Clube Feminino Amazonas de Aço e as mototaxistas da Cooperativa Boa Vista.
Empreendedorismo
A beneficiária do Programa Potencializando Mulheres, Vitória Beatriz, foi uma das 70 mulheres que receberam financiamento do Governo de Roraima nesta quarta-feira. O Governo de Roraima liberou um total de R$ 300 mil na ação, que tem como foco a qualificação continuada de micro e pequenas empreendedoras roraimenses.
Ela afirmou que o programa foi importante, pois começou vendendo bolo de pote e hoje possui uma pequena empresa de bolos personalizados. “O Potencializando Mulheres impulsionou minha vida profissional, pois tive uma renda para dar continuidade e ampliar meu negócio, e realmente melhorou a minha condição financeira”, disse Vitória.
A titular da Setrabes, Tânia Soares, ressaltou que a data é um momento importante para celebrar e relembrar a força e a sensibilidade feminina dentro da sociedade e das mulheres em geral.
“Uma das grandes conquistas das mulheres nos últimos anos é o empreendedorismo feminino. Essas ações são exemplos de como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida das pessoas, elevando a autoestima e valorizando essas profissionais. O Governo tem um olhar especial para estas mulheres que trabalham, empreendem e crescem com Roraima”, declarou.
Agenda extensa
A coordenadora da CEPPM da Setrabes, Graça Policarpo, ressaltou que, durante o mês de março, será realizado uma grande agenda dedicada ao público feminino.
“Ônibus da Mulher vai percorrer alguns municípios de Roraima, oferecendo essa agenda em ação social itinerante, mas também vamos estar em alguns órgãos públicos e na zona rural de Boa Vista. É um momento em que diversas mulheres empreendedoras, mulheres indígenas e rurais trazem produtos para amostra e vendas. É uma celebração, empoderamento e valorização do trabalho que cada uma faz, além de gerar renda e sustento para as famílias delas”, ressaltou.
Ágata Lima e Ricardo Gomes